AMENDOIM - Copercana amplia em 44,5% capacidade de estocagem, a partir de fevereiro

Capacidade de novo galpão da Uname é de 700 mil sacas de amendoim
23/01/2017

A Unidade de Grãos (Uname) da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana), em Sertãozinho, teve sua capacidade de estocagem de amendoim ampliada em 44,5%, aumentando de 900 mil para 1,3 milhão de sacas do produto, com a construção de um novo galpão. O empreendimento recebeu a visita do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, no último dia 13.

O gerente da Uname, Augusto César Strini Paixão, informou que o novo galpão, que terá a capacidade de armazenar 400 mil sacas de amendoim, deverá iniciar as operações em fevereiro. “A nova estrutura foi construída no antigo armazém de amendoim da cooperativa, danificado por um incêndio ocorrido em maio de 2016. Em menos de um ano, reconstruímos e iniciaremos as operações neste espaço”, comemorou o gerente.

“Uma quantidade muito grande de amendoim foi perdida nesse episódio, mas a Copercana não se abateu e continuou o seu trabalho. O galpão foi reconstruído com modernas tecnologias de conservação e armazenamento. Foram feitas reuniões entre o Corpo de Bombeiros e as cooperativas para discutir os critérios de segurança na armazenagem, que acabaram determinando a atualização de normas do órgão para essa atividade”, afirmou Arnaldo Jardim.

Uma das mudanças foi a utilização de pó como alternativa para segregar o foco do incêndio e impedir que o mesmo se alastre, caso ocorra. “Trata-se de uma alternativa à utilização de sprinklers (chuveiros de água acionados pelo fogo), que se mostrou ineficaz no combate ao incêndio e destrutiva para a mercadoria”, continuou o secretário.

Na ocasião, o titular da Pasta Estadual conheceu também o novo galpão de armazenagem de insumos da cooperativa, que ampliou a capacidade de estocagem de 2,5 milhões de litros para sete milhões de litros de fertilizantes. “É motivo de satisfação entregar uma estrutura moderna aos nossos cooperados. Aliamos ao nosso bom atendimento uma estrutura de qualidade e segurança, uma verdadeira referência para contribuir com o desenvolvimento da agropecuária paulista”, afirmou o presidente da Copercana, Antonio Eduardo Tonielo.

Também acompanharam a visita o presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan; o vereador de Sertãozinho, Nilton César Teixeira; e os prefeitos de Pitangueiras, Marcos Soriano, e de Viradouro, Antônio Carlos Ribeiro de Souza. (Com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)