BALANÇO POSITIVO - Em três meses de funcionamento, Farmácia Solidária já realizou mais de 1.100 atendimentos

A farmacêutica responsável, Daniela Zitei Vilela, realiza triagem em medicações doadas pela população
17/10/2016

O Fundo Social de Solidariedade de Sertãozinho divulgou, recentemente, o balanço referente aos três primeiros meses de funcionamento da Farmácia Solidária – serviço municipal de dispensação gratuita de medicamentos à população, que foi inaugurado no último dia 1º de julho.

De acordo com o levantamento, de julho a setembro, o serviço realizou 1.162 atendimentos a munícipes de Sertãozinho e Cruz das Posses, que receberam prescrições de medicamentos que, em sua maioria, não fazem parte da padronização da rede municipal de saúde.

“As doações de medicamentos realizadas pela Farmácia Solidária nesses três primeiros meses, correspondem a cerca de R$ 77 mil. Isso só se torna possível graças à solidariedade da população sertanezina, que tem se mostrado engajada no propósito de doar suas sobras de medicamentos que estão dentro do prazo de validade”, declarou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni.

Com uma média de 20 atendimentos por dia, a Farmácia Solidária recepciona qualquer morador de Sertãozinho e Cruz das Posses, que apresente receita médica, documento oficial com foto e cartão de cadastro da sua UBS de referência. “Havendo o medicamento em estoque, nós atendemos o cidadão prontamente, desde que ele nos apresente os documentos mencionados. Não há necessidade de passar por triagem prévia”, orienta a farmacêutica responsável, Daniela Zitei Vilela, que completa: “por uma questão de segurança, não cedemos informações sobre o estoque de medicamentos por telefone. Os cidadãos interessados precisam ir até a Farmácia Solidária”.

Uma das cidadãs beneficiadas pelo serviço foi a aposentada Maria Caumo, 65 anos, que elogiou o atendimento. “Eu utilizei a Farmácia Solidária uma vez, em busca de um remédio para depressão e de uma vitamina que o médico me receitou, e fui muito bem atendida. Se eu precisar, certamente vou utilizar o serviço outra vez; e também pretendo doar os remédios que a minha mãe, de 89 anos, não for usar mais. A gente ganha e pode doar; uma mão lava a outra”, comentou.

A dona de casa Elizabete José dos Santos, 45 anos, ficou tão satisfeita com a qualidade do serviço, que tornou-se uma espécie de divulgadora voluntária da Farmácia Solidária. “Eu sofro de Doença de Chagas, já tive 2 infartos e fiz 2 cateterismos este ano; por isso, tomo 11 comprimidos por dia. Com o preço dos remédios cada vez mais altos, nem preciso dizer como a Farmácia Solidária tem me ajudado. Desde que ela foi aberta, busco alguns remédios lá, e sempre sou bem atendida. Eu costumo indicar o serviço para outras pessoas e vou incentivando todos que conheço a fazerem doações para a Farmácia Solidária. A vida é assim: um ajudando o outro”, disse.

 

Doações permanentes

 

A Farmácia Solidária recebe doações de remédios de forma permanente. Todo tipo de medicamento, até 30 dias antes de sua data de vencimento, são aceitos, como comprimidos, desde que as cartelas não estejam cortadas e com a data de validade e lote ilegíveis, além das ampolas de injeção. No caso de xaropes, outras medicações líquidas e pomadas, os remédios só são aceitos se estiverem lacrados, para evitar o risco de contaminação. Medicações manipuladas também não são aceitas.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede da Farmácia Solidária, localizada à rua Washington Luís, 1.138 – Centro.

Vale lembrar que, a Farmácia Solidária também recebe medicamentos vencidos para, nesse caso, promover o descarte correto dos mesmos, evitando prejuízos ao meio ambiente e à saúde de terceiros. (Assessoria de Comunicação PMS)