COMÉRCIO - CIS Sertãozinho projeta 10% de vendas na semana do Dia dos Pais

Na semana do Dias dos Pais, as lojas permanecerão abertas normalmente, de segunda à sexta-feira, das 9 horas até 18 horas. No sábado, 13,  véspera do Dia dos Pais,  as lojas terão um funcionamento diferenciado para que os consumidores possam fazer suas co
08/08/2016

Redação

Com a proximidade da principal data comemorativa do mês de agosto, o Dia dos Pais será celebrado no próximo domingo, 14 - o comércio de Sertãozinho já vem se preparando para aqueles que procuram um presente diferente e especial.

Criar os filhos não é uma tarefa nada fácil e ela deve ser cumprida a dois. O papel do homem moderno nessa parceria é fundamental e de grande relevância.

No século passado, o homem ainda tinha o conceito de prover a família e a casa; a criação dos filhos e os cuidados com o marido era de responsabilidade da mulher. Esse terrível cenário começou a mudar, mas muitas famílias, principalmente, no interior desse país, ainda pensam dessa forma. Pais entendiam que precisavam trabalhar para ganhar dinheiro já era o suficiente para a  educação. A mulher sempre teve uma responsabilidade maior na educação dos filhos.

Alguns pais contemporâneos estão presentes e vivenciam o dia a dia dos filhos, participando de brincadeiras, reuniões escolares, ajudam em casa e participam ativamente das atividades do lar.

Esses pais aprenderam o principal: não deixar faltar nada de material é muito importante, mas essencial é o contato com os filhos, o carinho, a atenção e o ato de abraçar e beijá-los, ou seja, participar ativamente do seu cotidiano. Toda criança gosta e precisa de afeto e atenção.

“Ser pai é ser voz grossa de autoridade e ser carinho e abraço de amor. É ser firme e ao mesmo tempo ter o coração mole. É se preocupar constantemente e esboçar um sorriso de ternura. É ser sabedoria que ensina, mas que também está disposta a aprender com seu filho”, reflete o presidente da ACIS, Paulo Scaranelo, que informou a expectativa de vendas de 10% em relação ao ano passado.

Ele também passa informações sobre a semana que antecede o Dia dos Pais em relação ao funcionamento do comércio de Sertãozinho.

“Nesta semana do Dias dos Pais, as lojas permanecerão abertas normalmente, de segunda à sexta-feira, das 9 horas até 18 horas; no sábado, 13,  véspera do Dia dos Pais,  as lojas terão um funcionamento diferenciado para que os consumidores possam fazer suas compras com mais tranquilidade e o comércio ficará aberto das 9 horas até as 18 horas. Lembrando que a abertura das lojas nesse horário especial  é facultativo”.

E para melhorar ainda mais o atendimento para os consumidores que estarão visitando as lojas por esses dias em todo o estado, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, realizou entre os dias 25 de julho e 2 de agosto a Operação Dia dos Pais.

 De 811 estabelecimentos visitados na capital e em mais trinta cidades no interior e litoral do estado, foram autuados 258, cerca de 31% do total vistoriado. A maior parte dos casos está relacionado a problemas na informação de preços das mercadorias, 61% dos estabelecimentos autuados. Que vão desde produtos sem preços, produtos com código referencial, mas sem respectiva tabela de preços, precificação por meio de código ou unicamente por meio de código de barras, e até dois preços para o mesmo produto, entre outros problemas.

A segunda principal irregularidade foi a validade dos produtos: 39 estabelecimentos apresentaram mercadorias com a validade vencida, apagada, borrada, sem validade ou validade não visível.

 A Operação Dia dos Pais do Procon-SP visitou comércios de rua, shoppings e grandes redes varejistas e inspecionou uma série de obrigações legais do fornecedor, principalmente a disponibilização de exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta, exposição de todos os preços, produtos com rótulos e etiquetas em língua portuguesa, prazo de validade em dia e informação clara sobre formas de pagamento, trocas e fila preferencial.