CUIDADO! - Golpistas enviam carta com falsa aposentadoria complementar

É golpe: carta tenta ludibriar aposentados em Sertãozinho
13/03/2017

Eddie Nascimento

 

Uma aposentada em Sertãozinho, que não terá seu nome divulgado por razões de segurança, recebeu nesta semana uma correspondência suspeita. A Carta, que foi entregue na residência, promete o pagamento de aposentadoria complementar, que estaria relacionada a pecúlios, que há décadas tiveram as falências decretadas pela justiça. Essas correspondências estão sendo remetidas em nome do Setor de Cartas Precatórias Cíveis, do Fórum “Helly Lopes Meirelles”, em São Paulo.

Familiares e aposentados devem ficar atentos para não cair na armadilha. O documento, que utiliza de uma linguagem para ludibriar quem o lê, trata-se de uma carta até confusa, direcionada a aposentados, com mais de 60 anos, principalmente que tiveram valores descontados de suas folhas de pagamento a título de aposentadoria complementar, cujos benefícios foram cancelados sem aviso prévio.

Citando inclusive valores, a carta anuncia que a pessoa que a recebeu estaria sendo beneficiada por uma Ação Pública já em fase de execução e que a mesma estaria relacionada em um acórdão judicial já de 2ª instância, afirmando que a sentença já estaria em fase de execução.

Uma dessas correspondências, cuja cópia chegou à redação do J.A., foi entregue em uma residência do Jardim Shangri-lá.

Logo de início a carta cita pecúlios como CAPEMI, IPESP, MONTEPIO MONGERAL, CAIXA GERAL S/A SEGURADORA, Montepio Mongeral da Família Militar e Caixa de Pecúlio dos Militares, todos que, também segundo a carta, tiveram as falências decretadas no dia 23 de março de 2003.

Nela constam valor inicial e valor corrigido, isso até novembro de 2016, cujo depósito judicial teria sido efetuado no dia 17 de abril de 2004. Além disso, consta também o valor de R$ 4.995,00, que seria a título de uma taxa judiciária.

Mas é aí que reside o perigo da pessoa cair em um golpe considerado perfeito pelo estelionatário, pelo menos até hoje, embora investigado sempre que ocorre.

Depois de citar a obrigação de recolher o valor da taxa judiciária, a confusa carta indica um número de telefone para que a pessoa elimine quaisquer dúvidas que tiver (11) 4215-5407.

O golpista procura dar um ar de seriedade, inclusive, informando número de ramal, para atendimento de 2ª a 6ª feira, no período de 9 à 16 horas.

A carta, elaborada no sentido de uma citação judicial, é assinada e tem o nome de duas pessoas, sendo uma delas Carlos Moura Martins (escrevente) e Antonio Francisco da Costa Peixoto (diretor de Divisão), nomes fictícios.

Entretanto, quando a pessoa liga no número indicado na carta será atendida por um estelionatário que vai propor facilidades para que a vítima tenha o eventual direito de receber o valor. Agindo assim, o estelionatário indicará uma conta corrente em uma agência bancária para que seja efetuado um depósito de valor.

Para não cair no golpe é importante que quem receber essa correspondência preste atenção nas seguintes informações. O documento usa o nome do "Fórum Hely Lopes Meirelles", esse fórum até existe em São Paulo e no mesmo endereço que cita o golpista, mas o telefone é outro (11) 3242-2333. Entramos em contato no telefone correto e a atendente informou a nossa equipe sobre o golpe, inclusive orientando para que fosse feito um Boletim de Ocorrência. Quanto aos nomes que são citados ao final da correspondência são falsos.

Se você recebeu essa correspondência em sua residência, não entre em contato com os criminosos ou faça qualquer tipo de depósito. Procure a polícia e registre um Boletim de Ocorrência para que o caso seja investigado.