EDUCAÇÃO - Escola de Sertãozinho é a segunda melhor do estado de São Paulo

12/09/2016

Eddie Nascimento

 

Uma escola municipal de Sertãozinho está entre as melhores no estado de São Paulo em um ranking que mede a qualidade da Educação Básica no País. Segundo os dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a "EMEF Profº Roberto Zanutto Desidério" aparece na segunda posição do estado com um índice de 6,8. A escola é a única da região de Sertãozinho que aparece entre as dez primeiras colocadas no ensino fundamental 2.

O desempenho da "EMEF Profº Roberto Zanutto Desidério" ficou acima da média do estado, que era de 5,4. Outras escolas de Sertãozinho também tiveram bons índices em relação à meta estadual e federal:

 

Meta 5,2 Brasil (4ª série ao 5º ano)

Meta 6,0 Estadual (4ª série ao 5º ano)

Meta 4,7 Brasil (8ª série ao 9º ano)

Meta 5,4 Estadual (8ª série ao 9º ano)

 

O que é o IDEB?

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado para avaliar a qualidade de escolas e das redes de ensino. Ele combina a taxa de aprovação escolar com o desempenho dos alunos.

 

Como esse desempenho é medido?

 

São usados os resultados de dois exames oficiais (Saeb e Prova Brasil), aplicados a cada dois anos no 5º e no 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do médio.

 

Como são as provas?

 

Elas avaliam os conhecimentos dos estudantes em português e matemática e acontecem em todas as escolas públicas com pelo menos 20 matriculados. No ensino médio e na rede privada, a aplicação é por amostragem.

 

Para que o IDEB serve?

 

A partir dos resultados, O MEC (Ministério da Educação e Cultura) estabelece metas de desempenho por escola, munícipio, estado e geral do Brasil.