EDUCAÇÃO - Escolas particulares se prepararam para o retorno às aulas do 2º semestre com trabalhos lúdicos

Alunos do 3º ano do ensino infantil do Colégio Saber
08/08/2016

Fernando Laurenti

Depois de um primeiro semestre de muitas tarefas e concentração dos quase trinta mil alunos das escolas estaduais, municipais e particulares, nada mais justo do que alguns merecidos dias de férias.

Paulo José Sousa,  professor  de Filosofia e psicólogo de uma escola particular, nos concedeu entrevista e disse que as paradas que são dadas no meio do ano e no final do ano letivo são importantes para proceder uma quebra de ritmo e recarregar as energias. “A nossa cabeça precisa de descanso, essa quebra de sequência é importante, como nosso estômago, que recebe os alimentos e precisa de um tempo para digerir, nosso cérebro precisa ser ‘desligado’ da rotina  por um tempo, um tempo de descanso. E a retomada é gradativa,  ou seja, a volta tem que ser gradual, aos poucos, sem um choque brusco para termos um equilíbrio”.

O problema apresentado pelos profissionais,  com a parada neste período de férias, ou seja,  com  essa quebra de rotina, traz na volta às aulas alunos desconcentrados, desatentos, pilhados, ou seja, alguns elétricos, já outros sonolentos. Sabendo desses comportamentos no retorno, as escolas usam profissionais especializados em devolver às crianças o foco e a concentração necessária. Para uma boa retomada é usado todo um trabalho lúdico preparado pelas escolas, principalmente na primeira semana de volta às aulas, trabalhos de recreação e brincadeiras trazem de volta o aluno para o mundo da escola.

Denise Ardenghi Cabral, diretora de uma escola particular em Sertãozinho, disse que a primeira semana de volta às aulas já é esperado um ritmo menor do que nas outras semanas.  “Na realidade, as crianças aproveitam as férias para não terem regras com horários, se alimentam em horários diferentes , dormem muito tarde, ficam nos computadores e na televisão assistindo filmes, o que faz com que eles voltem sonolentos e desatentos. Por isso temos que trabalhar essa condição na escola. E tenho a certeza de que os pais também estão motivando seus filhos para voltarem ao foco principal, que são os estudos ”. 

De agora até dezembro serão mais dois bimestres de muito trabalho dos professores, de muitos esforços por parte dos alunos e de muita atenção e acompanhamento dos pais para que, no final do ano, todos possam comemorar um resultado satisfatório.