EM ATIVIDADE - Secretaria Municipal de Saúde promove ações para profissionais da área

“Diálogo Sobre Alergia Alimentar” reuniu médicos e nutricionistas, no último dia 10
23/05/2017

Médicos e enfermeiros foram os públicos das ações realizadas pela pasta, na última semana

 

No último dia 10, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das seções de Serviço Social e de Farmácia, promoveu a reunião “Diálogo Sobre Alergia Alimentar” e, como o próprio nome do evento já diz, o objetivo foi proporcionar um espaço para debate de ações que colaborem com a qualidade de vida de pacientes, principalmente crianças, que sofrem com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV).

Para a ação, foram convocados profissionais da área clínica, como pediatras, nutricionistas e gastroenterologistas das redes pública e da saúde suplementar, além de representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, proporcionando uma reflexão sobre a necessidade de acompanhamento das crianças que possuem APLV.

A explanação foi conduzida, no primeiro momento, pela Profª Drª Maria Inês Machado Fernandes, do Serviço de Gastroenterologia e Nutrição Pediátrica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Na sequência, a médica pediatra da rede municipal de saúde, Drª Sâmia El Faro Lucchesi, discorreu sobre o Protocolo Municipal de APLV, e a coordenadora das Farmácias Municipais, Talita Marconi Garcia Rodrigues, trouxe o panorama dos atendimentos feitos pelo município.

“A atividade foi muito produtiva, funcionando como uma atualização aos profissionais da área, com base no conhecimento e nas experiências da Drª Maria Inês Fernandes, que é referência no assunto. As crianças que possuem APLV são atendidas pela Diretoria Regional de Saúde, no geral, em processos de alto custo, que precisam ser monitorados, inclusive, para oferecermos um atendimento integral a essas crianças, fornecendo subsídios para o manejo de uma possível transição para alimentação sem restrição”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Fabrício de Freitas Fonseca.

 

Dia da Enfermagem

 

No último dia 12, foi comemorado Dia Internacional da Enfermagem e, por ocasião da celebração, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas UBS's, na UPA e na Santa Casa de Sertãozinho.

O treinamento teve como tema “Anotações de Enfermagem em Prontuário”, o qual foi conduzido pela enfermeira Rosemeire Aparecida de Oliveira Carvalho, que é membro do Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

A diretora do Departamento de Enfermagem da Secretaria, Thiana Dherê A. Braz também acompanhou a ação e fez a seguinte observação: “a enfermagem é uma área que exige constante atualização. O treinamento oferecido foi muito importante, pois esses profissionais são responsáveis não só pela documentação do paciente (prontuário), mas, também, pelos demais documentos inerentes ao processo de cuidados, que permitem o planejamento da assistência; possibilitam que sejam feitas estatísticas de atendimento; servem de fonte de consulta para inspeção da auditoria de enfermagem; são provas cabais da jornada de trabalho; entre outros”.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde conta com 156 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. (Assessoria de Comunicação PMS)