FUNDAÇÃO PANDA - Entidade sem fins lucrativos proporciona atendimentos intensivos para o desenvolvimento intelectual infantil, em Ribeirão Preto

Fundação PANDA proporciona atendimentos intensivos para diversas crianças que possuam dificuldades em se desenvolver intelectualmente
01/03/2017

Maristella Coutinho

 

Aprimorar o desenvolvimento intelectual infantil a fim de promover o seu máximo potencial. Este é um dos principais objetivos que o Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Aprendizagem (Fundação PANDA) oferece a famílias da região.

Localizada em Ribeirão Preto e idealizado por José Virgilio Braguetto, junto a outros profissionais da saúde, a Fundação, que é uma entidade sem fins lucrativos, oferece atendimentos intensivos para diversas crianças que possuem dificuldades em se desenvolver intelectualmente, com o auxílio de equipamentos e tecnologias avançadas cientificamente eficazes.

“É importante saber que não é necessário um diagnóstico fechado para buscar um tratamento. Hoje em dia, se já for detectado algum sinal de alerta, já é possível começar um tratamento o mais rápido possível, para que possamos realizar os serviços de intervenção precoce”, afirma a profissional especializada em psicologia da saúde, Dra. Christiana Gonçalves Meira de Almeida.

A Fundação consegue atender crianças entre 18 meses e sete anos de idade, diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.

Dos trabalhos realizados pela Fundação, destacam-se a intervenção precoce para a redução de riscos ao desenvolvimento; uso da Análise do Comportamento Aplicada como modelo de atendimento, devido ao robusto conjunto de evidências empíricas que comprovam sua eficácia; atendimento individualizado para que a criança tenha oportunidades de praticar e desenvolver suas habilidades; e desenvolvimento contínuo de ensino e pesquisa.

Para a realização dessas intervenções intelectuais, a Fundação utiliza um método de aprendizado desenvolvido com base na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – método que faz parte de uma ciência que, dentre outras contribuições, produz formas eficientes de ensino.

 

Cursos

 

Para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre os trabalhos realizados pela instituição, nos próximos meses, a equipe da Fundação Panda realizará alguns cursos. Confira:

 

Curso 1 – 18 de março: 32 horas de duração

Meditação escolar para crianças com necessidades educacionais.

 

Curso 2 – 12 de abril: 24 horas de duração

Capacitação de pais, babás e cuidadores de crianças.

 

Minicurso 1 – 15 de março

Treino de toalete.

 

Minicurso 2 – 5 de abril

Problemas de alimentação e sono.

 

Minicurso 3 – 17 de maio

Avaliação para crianças de 0 a 3 anos.

 

Palestra gratuita – 7 de junho

Possibilidades e desafios da intervenção com Análise de Comportamento Aplicada.

 

Aplicativo

 

É importante lembrar, ainda, que os interessados podem conhecer os trabalhos da Fundação pela internet, através dos três aplicativos educacionais: A Hora do Nico; Adivinhe com o Nico; e Vestindo o Nico – todos gratuitos, disponíveis para download na Google Play e Apple Store.

 

Informações

 

Para saber mais sobre a Fundação Panda, valores e até os meios de contribuir com a instituição, basta entrar em contato através do telefone (16) 3637-4290. O endereço é Rua Dr. Hortêncio M. Ribeiro, 391, em Ribeirão Preto, e o horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

A página oficial da Fundação pode ser acessada através do http://www.fundacaopanda.com.br/.