GUERRA AO MOSQUITO - 96 toneladas de resíduos são recolhidas no “Arrastão Contra a Dengue”, no último sábado

Ação em dois momentos: sofás velhos e tantos outros resíduos foram recolhidos; 96 toneladas, segundo os dados do Núcleo de Controle de Vetores de Sertãozinho
28/11/2016

Um final de semana de muito trabalho. Assim pode ser definida a agenda de todas as pessoas envolvidas no “Arrastão Contra a Dengue”, realizado no sábado passado, dia 19, e organizado pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Controle de Vetores, com o apoio de outras secretarias e empresas da cidade. O objetivo principal foi eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika e a chikungunya.

As atividades começaram, pontualmente, às sete horas da manhã, e mobilizaram moradores dos bairros Jardim Paraiso 1 e 2, Jardim Alvorada, Jardim Iracema, Jardim Ouro Preto, Jardim Helena, Jardim do Engenho, Jardim Santa Marta, Jardim Santa Rosa 1 e 2, Jardim Santa Isabel e adjacências, Cohabs 4 e 7, Jardim Jamaica, Jardim Nassim Mamed, Vila Áurea Mendes Gimenes, Jardim Campo Alegre, Jardim Campo Belo, Jardim Boa Vista, Cohabs 8 e 6, Cohab 2, Inocoop 2 e do Distrito de Cruz das Posses.

            De acordo com informações do Núcleo de Controle de Vetores, a ação foi planejada de forma setorizada e o balanço final foi este: 29 caminhões recolheram 96 toneladas de resíduos, ou seja, objetos que poderiam acumular água e, consequentemente, virar cenário ideal para as larvas do mosquito. “Nesse dia, visitamos 20.110 imóveis; vistoriamos 12.349 residências e encontramos 7.761 imóveis fechados”, frisou o coordenador do Núcleo de Controle de Vetores, Juliano Mossin.

            As dicas de combate ao mosquito são aquelas básicas que todos conhecem, mas não custa nada relembrar: veja se não há água parada nos pratinhos de vasos de plantas; se as calhas e ralos não estão entupidos; se os bebedouros dos animais de estimação estão sendo higienizados com frequência; entre outros procedimentos simples, mas que fazem toda a diferença.

Lembrando que, você deve ter essa atenção redobrada aí na sua casa todos os dias e, se possível, tenha essa mesma atitude em seu bairro, cobrando e fiscalizando seus vizinhos; afinal, o compromisso contra o mosquito é de todos. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)