MEIO AMBIENTE - Projeto “Composteira na Minha Cidade” traz benefícios ao município de Sertãozinho

À esquerda, imagem mostra composteira em uso e, à direita, adubo extraído da decomposição dos resíduos orgânicos
20/03/2017

O Projeto “Composteira na Minha Cidade”, que é fruto da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente de Sertãozinho e as ONGs Agir Ambiental e Florespi, visa à conscientização sobre o reaproveitamento de resíduos orgânicos, transformando-os em adubos sólidos e líquidos, ocasionando a redução de material orgânico que é descartado e enviado para a coleta domiciliar e aterros sanitários.

Na cidade, o projeto-piloto teve início no ano passado, sendo que, pelo período de dois meses, as 13 famílias que aceitaram participar da atividade foram assessoradas pelas ONGs, de modo a obterem êxito no processo. Cada uma delas recebeu um kit contendo uma composteira e utensílios para auxiliar a manutenção do trabalho de reaproveitamento dos resíduos.

O projeto continua nessas residências que, voluntariamente, aceitaram o desafio de reduzir a quantidade de resíduos destinados à coleta domiciliar e, recentemente, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu um relatório emitido pelas ONGs, contendo dados interessantes sobre o teste:

 

- Durante os dois primeiros meses do Projeto, as 13 famílias participantes produziram 282,5 kg de resíduos orgânicos;

 

- Considerando a quantidade de dias de pesagem e o número de membros da família, foi possível obter o valor médio de 0,3 kg de resíduos por pessoa ao dia;

 

- A geração excessiva de resíduos também ficou evidente: enquanto uma família de 5 pessoas gerou 4,89 kg de resíduos orgânicos em 60 dias, outra família composta por somente 2 pessoas gerou 56,2 kg.

 

“Os dados apresentados pela ONG mostram que é possível mudarmos nossos hábitos e contribuirmos para a diminuição dos resíduos orgânicos, que são destinados aos aterros sanitários. As famílias dedicam, apenas, 30 minutos por semana aos cuidados com a composteira, com o envolvimento de vários de seus membros, o que gera uma união em torno da tarefa. O desperdício também é um fator sobre o qual as famílias participantes puderam refletir durante o processo”, analisou o diretor do Departamento de Gestão de Resíduos Sólidos, Aluísio Edson Moraes Júnior.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, destacou a importância do projeto em várias frentes. “As atividades propostas pelo Projeto ‘Composteira na Minha Cidade’ são muito eficazes e levam o cidadão a abandonar o discurso e praticar a sustentabilidade de fato. Além disso, temos vários outros pontos positivos, com destaque para a redução da quantidade de resíduos orgânicos direcionados aos aterros sanitários de forma desnecessária, que gera economia ao município, principalmente, se pensarmos neste projeto ampliado para um maior percentual da cidade”, afirmou.

Vale lembrar que, além das técnicas de compostagem, as famílias, orientadas pelos profissionais das ONGs, também aprenderam a extrair o adubo orgânico gerado nas composteiras, que pode ser utilizado como fertilizante em jardins, vasos de plantas ornamentais e hortas. (Assessoria de Comunicação PMS)