Município de Sertãozinho é certificado pelo Programa “CDP Cities”

Município de Sertãozinho é certificado pelo Programa “CDP Cities”; apenas 533 municípios em todo o mundo reportam seus dados climáticos voluntariamente para a plataforma
16/01/2017

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente acaba de receber uma boa notícia: Sertãozinho foi certificado pelo Programa “CDP Cities”, que tem o objetivo de reduzir a emissão de gases do efeito estufa no planeta. A honraria se refere às atividades desenvolvidas no ano de 2016.

Trabalhando para criar relações duradouras entre diversos stakeholders (pessoa ou grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa), o “CDP Cities” (Carbon Disclosure Project) tem a missão de transformar o sistema econômico global, para prevenir os impactos das mudanças climáticas e valorizar os recursos naturais.

Além de ser a primeira plataforma global do mundo para os governos municipais divulgarem as emissões de gases do efeito estufa, os riscos das mudanças climáticas e estratégias de adaptações, o programa “CPD Cities” oferece uma espécie de relatório voluntário sobre o impacto das mudanças climáticas nas cidades.

“Foi a primeira vez que inscrevemos o município no Programa, e ficamos muito felizes com a certificação, já que, apenas 533 cidades em todo o mundo reportam seus dados climáticos para a plataforma, que tem a missão de transformar o sistema econômico global, para prevenir os impactos das mudanças climáticas e valorizar nossos recursos naturais, colocando informações relevantes no coração das decisões públicas e privadas, de investimentos e políticas”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.

O secretário ainda destaca: “a importância desta certificação para o município está pautada no compromisso da Administração Municipal, para o desenvolvimento de ações, medidas e iniciativas capazes de garantir o progresso e o desenvolvimento sustentável, além de propiciar a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente, através da redução dos impactos ambientais”.

O pedido de informações do “CDP Cities” é composto por uma série de seções que carregam consigo informações sobre emissões de GEE (gases do efeito estufa), riscos e oportunidades econômicas derivadas das mudanças climáticas, além de estratégias para conter a emissão.

Conheça mais – De forma resumida, a CDP é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação ambiental.

“Trabalhamos com as forças de mercado para motivar empresas e cidades a medirem e divulgarem seus impactos sobre o meio ambiente e recursos naturais para, dessa forma, descobrir maneiras de reduzi-los. O CDP detém o maior banco de dados corporativos sobre mudanças climáticas, água e florestas”, segundo dados da organização em seu site.

O CDP surgiu em 2000, com uma ideia muito simples: pedir às maiores empresas do mundo para compartilhar informação publicamente sobre suas emissões de gases de efeito estufa e ações para reduzi-las.

O primeiro pedido de informação sobre mudanças climáticas foi enviado, em 2003, às 500 maiores empresas do mundo. Atualmente, mais de 4.500 organizações de todo o mundo reportam seus dados climáticos ao CDP.

Você, caro leitor, pode conferir os resultados do Programa que estão compartilhados no link: https://www.youtube.com/watch?v=JgpThyLnFJQ. (Assessoria de Comunicação)