Ouvidoria: seu canal de comunicação com a Administração Municipal

A Ouvidoria do Município de Sertãozinho está sob novo comando, e quem vem conduzindo os trabalhos é Victor Luis da Silva
16/01/2017

A Ouvidoria do Município de Sertãozinho está sob novo comando, e quem vem conduzindo os trabalhos é Victor Luis da Silva, formado em Administração de Empresas e, atualmente, cursando Pós-Graduação em Gestão Pública.

De maneira resumida, a Ouvidoria tem a função de canalizar a participação popular na Administração Pública. As denúncias, reclamações e representações pertinentes a assuntos relacionados às secretarias e departamentos são encaminhados aos setores responsáveis, para que num curto prazo o munícipe tome conhecimento das providências adotadas.

“O procedimento de trabalho, basicamente, é receber a informação dos munícipes, através dos meios de comunicação - telefone, formulário eletrônico no site da Prefeitura Municipal, e-mail, rede social - e atendimento presencial (rua Jordão Borghetti, nº 260 – Jardim Recreio). Após isso, enviamos a informação para a secretaria responsável, recebemos o parecer da pasta e informamos o munícipe. Evidentemente, essa explicação é bem básica, até porque o trabalho é muito mais complexo e envolve relatórios de atendimento e gerenciais, dentre outras atribuições”, explicou Victor.

A incumbência de estar à frente de um setor tão importante da Administração Municipal tem todo um significado especial para o novo diretor. “Fiquei muito feliz com o desafio, pois o Ouvidor Geral do Município é uma função gratificante, tem um elo muito forte com a população e todo o corpo de gestão do município. Evidentemente, tenho que agradecer a oportunidade que me foi dada, pelo secretário de Governo e vice-prefeito, Niltinho, e o prefeito Zezinho Gimenez”, comentou Silva.

Sobre suas propostas para o setor, Victor é objetivo: “é a melhoria contínua dos serviços prestados para os munícipes. Acredito que a aplicação de métodos usados nos setores privados ajudará os controles internos e tudo isso contribui com a comunicação entre os munícipes e o governo”.

Assim que passou a ocupar o cargo, a primeira ação do novo gestor foi a criação de uma Página no Facebook – Ouvidoria Prefeitura de Sertãozinho 2017/2020. “O munícipe poderá fazer sua reclamação, sugestão ou elogio, tanto publicamente ou em sigilo. Decidimos centralizar todas as informações de redes sociais nessa página, porque hoje é o meio que melhor atende as necessidades dos munícipes, e o gerenciamento de informações pelo departamento”, concluiu. (Assessoria Comunicação PMS)