PARCERIA - Agricultura familiar paulista será fortalecida através dos Governos Estadual e Federal

Agricultura familiar paulista será fortalecida por meio de parceria entre Governos Estadual e Federal
06/03/2017

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar paulista e levar experiências bem-sucedidas para outros Estados do País, o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal unirão forças em prol das políticas públicas voltadas para o segmento. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, recebeu a equipe da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para alinhar a parceria e fazer um planejamento e também das prioridades de cada instância a respeito das ações voltadas para o setor.

A expectativa é que as Pastas Estadual e Federal trabalhem em conjunto para desenvolver ações que facilitem o acesso dos produtores rurais aos programas de compras públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e também ao fortalecimento da extensão rural.

Entre elas, destaque para as políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), ações voltadas para a regularização fundiária e também os programas de comercialização, que estão entre as prioridades da Sead para 2017.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, a ideia apresentada pela Sead vem ao encontro das diretrizes do governador Geraldo Alckmin de fortalecer a agricultura familiar. “São ações que visam diminuir a distância entre o conhecimento e o produtor rural, para garantir maior produtividade e saudabilidade dos alimentos. Queremos levar a força da agricultura paulista, que é o centro de referência em tecnologia dos agronegócios para todo o País, fortalecendo o setor que superou a crise econômica e impulsionou o crescimento”, disse.

De acordo com Arnaldo Jardim, o objetivo é que em março as Pastas promovam um novo encontro para assinar parcerias nas áreas citadas, além de outras, que serão levantadas por um grupo de trabalho responsável por tais encaminhamentos. “Para nós, auxiliar os agricultores nas políticas de comercialização é de suma importância para vislumbrar o desenvolvimento econômico dessas famílias. O fortalecimento das nossas políticas passa por garantia de fornecimento e de mercado”, exemplificou o secretário.

Para o secretário da Sead, José Ricardo Roseno, a reunião gerou grande expectativa, principalmente devido à semelhança das prioridades entre as pastas. “Para nós, foi uma surpresa muito agradável conhecer o grau de desenvolvimento das políticas voltadas para a agricultura familiar no Estado de São Paulo”. “O que pretendemos fazer em São Paulo, em parceria com o Governo do Estado, queremos que seja referência para o restante do País”, disse Roseno.

O coordenador de Assistência Técnica Integral (Cati), João Brunelli, citou o Programa Microbacias como porta de entrada das principais ações da Pasta paulista atualmente. De acordo com ele, o programa teve a sua primeira edição voltada para questões ambientais, e agora tem a missão de promover acesso a mercados para mais de 300 associações e cooperativas cadastradas.

Brunelli explicou que a Cati é a principal emissora de Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) de SP e que o Estado tem mais de 280 mil propriedades de até quatro módulos fiscais. “É um dado que poucas pessoas conhecem, mas mais de 83% das propriedades rurais do Estado são características da agricultura familiar”, explicou Brunelli.

O secretário adjunto da Sead, Jefferson Coriteac, falou da importância da reativação dos convênios entre o Governo Federal e o Governo do Estado de São Paulo, que durante anos ficaram esquecidos por questões político-partidárias. “A estratégia é somar esforços para trazer nossas ações para São Paulo, que tem um potencial muito grande na agricultura familiar”. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sead)