PREVENÇÃO - Prefeitura de Sertãozinho fará nova campanha de vacinação contra Febre Amarela neste sábado, 28

Prefeitura de Sertãozinho oferece nova oportunidade para a população se imunizar contra a Febre Amarela, neste sábado, dia 28, das 8h às 16h
30/01/2017

A palavra de ordem é prevenção. Portanto, quem ainda não se imunizou contra a Febre Amarela deve ficar atento, pois neste sábado, dia 28, das 8h às 16h, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá mais uma atividade especial de vacinação contra a doença.

Segundo informações da Vigilância Epidemiológica do município, o objetivo da atividade é imunizar o maior número possível de pessoas, principalmente, contra a Febre Amarela; entretanto, os profissionais de saúde farão o levantamento para atualização do cartão de vacinação de todas as pessoas que comparecerem.

“Gostaríamos de pedir o apoio da população, para que os cidadãos não deixem de comparecer à campanha de vacinação deste sábado, principalmente, aquelas pessoas que trabalham e, durante a semana, têm maior dificuldade em procurar atendimento nas salas de vacina. Também é de extrema importância que as pessoas compareçam munidas dos seus cartões de vacinação, pois sem esse documento não será possível administrar a dose, uma vez que, os profissionais precisam fazer o levantamento do esquema vacinal de cada pessoa, e a vacina contra a Febre Amarela necessita de um lançamento especial no sistema do Ministério da Saúde”, destaca a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Karen da Silva Santos.

A campanha deste sábado, 28, será realizada nos seguintes pontos de vacinação:

 

- Centro de Saúde II – Rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio

- UBS “José Joaquim Bonfim” – Rua Paulo Meloni, 674 – Jardim Alvorada

- UBS “José Pereira de Carvalho” – Avenida Hideo Takada, s/nº - Cohab 3

- UBS “Jaime Bonifácio da Silva” – Avenida Antônio Vanzela, 710 – Jardim Santa Rosa

- EMEI “Maria Rosa Motta” – Rua Floriano Peixoto, 975 - Distrito de Cruz das Posses

 

Quem deve tomar a vacina - A vacinação contra a Febre Amarela está indicada para bebês a partir dos 9 meses de vida, crianças, jovens, adultos e idosos. Vale destacar que, mulheres grávidas e pessoas alérgicas a ovo não devem receber a vacina; no caso dos idosos, cada situação será analisada individualmente pelos profissionais de saúde, para evitar riscos em função de doenças crônicas já existentes.

O esquema atual de vacinação contra a Febre Amarela consiste na administração de duas doses da vacina, não sendo mais necessária a aplicação de um reforço a cada 10 anos.

 

Balanço do dia 21

 

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, apenas no último dia 21, durante a intensificação vacinal realizada em Sertãozinho e Cruz das Posses, 1.837 pessoas se imunizaram contra a Febre Amarela. “O número de doses administradas foi muito positivo, e o contato dos profissionais com a população foi muito importante, pelo esclarecimento de dúvidas e as orientações passadas. Desde que iniciamos a intensificação vacinal contra Febre Amarela, há cerca de 15 dias, no total, foram administradas cerca de 2.200 doses da vacina”, comenta a secretária-adjunta de Saúde, Rita Rosana Montenegro.

O secretário municipal de Saúde, Fabrício de Freitas Fonseca, aponta o caráter preventivo das ações. “Felizmente, até o momento, em Sertãozinho não existe confirmação e nem notificação de casos de Febre Amarela em humanos. Nossos esforços visam à prevenção, até porque, segundo dados do Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica (GVE), antes de iniciarmos a intensificação vacinal contra a doença, 93% da população do nosso município já eram imunizados contra a Febre Amarela, o que é considerado bastante satisfatório. Paralelamente às atividades para eliminar essa porcentagem residual, temos estratégias para vacinação dos moradores da zona rural, incluindo ranchos”, conclui o secretário. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)