PREVENÇÃO - Produtores Rurais, Usinas e a ABAG/RP ampliam a Campanha contra os incêndios no campo em 2016PREVENÇÃO - Produtores Rurais, Usinas e a ABAG/RP ampliam a Campanha contra os incêndios no campo em 2016

Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, presidente da Canaoeste
08/08/2016

Da Redação

A Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios foi concebida em 2014, ano marcado por forte estiagem e aumento dos focos de incêndios. Quase 5 mil ocorrências de fogo trouxeram grandes prejuízos para o meio ambiente e para o setor produtivo. Colocada em prática em 2015, a Campanha usou a comunicação e a educação para conscientizar e incentivar a adoção de atitudes que evitassem os incêndios, e ao mesmo tempo mostrassem para a sociedade que eles são tão prejudiciais para o campo quanto para a cidade.

Em 2016, a Campanha foi relançada no final do mês passado ( julho ), com mais força. Nesta edição ela extrapola a região de Ribeirão Preto e alcança, com a adesão da Orplana, as principais regiões produtoras de cana-de-açúcar de São Paulo e de mais quatro estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. São quase dois milhões de hectares cultivados por 16 mil produtores independentes, e por grupos empresariais do setor sucroenergético.

O gestor executivo da Orplana, Celso Albano de Carvalho, se mostrou confiante quanto o envolvimento das associações de fornecedores. Elas serão positivamente provocadas a buscar em suas regiões os resultados obtidos na de Ribeirão Preto. Um bom exemplo a ser seguido é o da Socicana, de Guariba, e da Canaoeste, de Sertãozinho, que em 2015 multiplicaram as ações de prevenção e educação, levando a mensagem tanto para os seus produtores associados quanto para a comunidade.

No lançamento, o gerente regional da Cetesb, em Ribeirão Preto, Marco Artuzo, disse que, apesar de o Estado estar registrando recordes de incêndios, a região de Ribeirão Preto não está. Ele acredita que isto é resultado da Campanha de Conscientização e também da maior integração do setor produtivo, que trabalha em sintonia na prevenção e nas ações de combate. Artuzo é presidente da Câmara Setorial Sucroalcooleira do Estado de São Paulo, e vai propor que o exemplo seja seguido por outras regiões.

O presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan, lembrou que o prazo do acordo que permite queimar cana está chegando ao fim. Para ele, a Campanha ajuda a acabar com a pecha de que o produtor rural é criminoso, constantemente acusado de atear fogo no campo, principalmente em cana. Ressaltou que os incêndios também acontecem de forma natural, acidental e criminosa, e que, independentemente da causa, não interessam a ninguém. Ortolan enfatizou que a Campanha articulada pela ABAG/RP conseguiu aproximar aqueles que se viam como "inimigos": órgãos públicos, como Cetesb; Ministério Público; Polícia Ambiental; produtores rurais; e usinas, promovendo a comunicação e a integração entre todos, “ chegamos a uma conclusão que todos juntos podemos fazer melhor, criamos uma cartilha que dita as regras e cuidados que devemos ter em nossas lavouras para evitar incêndios e se por ventura ele acontecer de forma criminosa podemos por intermédio de uma pericia da CETESB comprovar os cuidados que tivemos para evitar as ocorrências de focos de incêndio, podendo isentar o produtor rural de ter que pagar uma multa por exemplo”

Neste segundo ano a Campanha continua focada na prevenção e conscientização de todos, inclusive dos produtores rurais. Mas o importante, disse o diretor da ABAG/RP, Marcos Matos, é que esta não é uma ação exclusivamente voltada à "cana-de-açúcar". É uma iniciativa que previne incêndios em florestas, áreas de preservação permanente e até nas cidades, cada vez mais próximas do campo. É uma Campanha que pode ser replicada por produtores de todas as culturas.

É dever de todos a prevenção de incêndios, visto que muitos começam por ações impensadas do homem, como um descuido ao descartar o lixo, ou uma simples bituca de cigarro atirada no chão, sem falar de atitudes intencionais e criminosas. Consciência e responsabilidade são, mesmo, a melhor prevenção. (Assessoria de Imprensa da ABAG/ RP)