TECNOLOGIA - Trator sem motorista: um dos destaques da Agrishow

Trator com detalhes futuristas chamou a atenção durante a Agrishow; máquina é capaz de executar manobras sozinha
18/05/2017

Eddie Nascimento

 

Terminou ontem, 5, em Ribeirão Preto, a 24ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação -  Agrishow 2017. Várias foram as novidades apresentadas este ano na feira, que aconteceu entre os dias 1 e 5 de maio.  Mas sem dúvida a que chamou mais a atenção dos visitantes é um trator que não precisa de operador. A máquina fabricada pela Case IH é um exemplo de que a agricultura e tecnologia podem combinar.

Através de um design futurístico, o trator baseado no modelo Magnum, parece ter saído de um filme de “Hollywood”. Ele é o primeiro no mundo a trabalhar de forma autônoma, sendo que todo o seu trajeto pode ser programado no painel de controle.

De acordo com o gerente de Marketing da Case IH, Lauro Costa Rezende, a tecnologia autônoma é o próximo passo de outras que já eram usadas em tratores da marca. “A tecnologia autônoma é o próximo passo para diversas soluções disponíveis hoje. Atualmente oferecemos piloto automático e a telemetria em nossos equipamentos, que possibilitam o gerenciamento remoto da frota”, explica.

Para se ter uma ideia de como o trator trabalha, o agricultor define o terreno onde ele irá executar as funções e a máquina faz tudo sozinha. “Você mapeia os talhões, os carregadores e, uma vez traçado isso, faz o trator executar a tarefa. O trator sai da base e vai para o talhão, que foi definido com todas as linhas e operações feitas previamente no escritório”, revela Rezende.

Ainda sem ter data de comercialização, o trator poderá trabalhar 24 horas por dia, oferecendo aos agricultores ainda mais eficiência operacional para tarefas como o preparo do solo, plantio e pulverização.