10 dias sem eletrônicos

20/05/2024

Américo Perin

Há alguns anos, li um estudo que comparava o nível de conhecimento dos brasileirinhos recém-saídos do colegial com o dos francesinhos na mesma situação.

Claro que o resultado não foi nenhuma surpresa e também essa comparação pode ser feita com muitos outros países e o resultado não irá variar muito. Nós sempre estaremos em desvantagem.

A comparação com os franceses dizia que os jovens brasileiros “formados” (os brasileiros dizem que tem “DIPLOMA” após a conclusão do colegial. Eu sempre pensei que tinham conseguido somente um certificado, mas...) tem o mesmo conhecimento que um francês ao deixar o nosso antigo ginasial.

Lamentável. Muito lamentável... Adivinhem quem terá um melhor nível de vida, ou, quem poderá, usando seus conhecimentos, oferecer melhorias para a sociedade no futuro?

Certa vez, um dos nossos alunos de música (campeão em passar nos vestibulares das “UNIS ESQUINA”) veio me consultar. Não sabia o que estava acontecendo, pois, com a “maquininha” de calcular ele acertava todos os resultados dos exercícios propostos, mas nas provas, quando era proibido o uso da dita cuja, ele errava tudo. Falei para ele não se preocupar, pois o nosso Presidente da República disse publicamente que prefere qualquer esteira de ginástica a um bom livro...

Bem, onde estaria ou estariam os culpados disso tudo?

“Ah! Mas a professora era substituta!!!!” Puxa, que bom. Então, em casos assim, é permitido ensinar errado ou até não ensinar nada?...

Ah! Mas eles não “largam os celulares”!!! Puxa (de novo). Então, não são disciplinados em casa e nem na escola quanto a isso?

Meu neto mais novo - 7 anos – só tem o celular liberado ½ hora por dia e sob o controle dos pais. O que ele faz nas outras horas do dia? Estuda, brinca, aprende coisas com os pais... Foi preciso colocá-lo em uma classe de MAIS ADIANTADOS, pois já estava ficando desmotivado pelo ensino escolar que estava recebendo. Esse não vai ser funcionário de meninos formados em outros países...

Mas a motivação para escrever sobre este assunto veio de uma reportagem apresentada ontem nos canais televisivos: A FRANÇA LANÇOU UM DESAFIO ÀS CRIANÇAS E JOVENS: “10 DIAS SEM CELULAR”.

O que você acha, Zéfa, do Coral do CCI, leitora assídua da nossa coluna? Será que conseguem?!