13ª Parada do Orgulho LGBTQI+ reúne mais de 20 mil pessoas a favor da diversidade
No dia 15 de setembro, aconteceu, em Sertãozinho, a 13ª Parada do Orgulho LGBTQI+ - ação que encerrou a Semana Cultural da Diversidade. Segundo a organização do evento, mais de 20 mil pessoas compareceram à festa, que teve como atração principal a cantora Pabllo Vittar.
De acordo com o presidente da ONG Primavera, Rodrigo Cavalheiro, 7 mil turistas vieram especialmente para a Parada, provenientes de 26 cidades, sendo 19 do estado, seis de Minas Gerais e uma de Goiás.
“A Parada nos surpreendeu, superou as nossas expectativas! Atingiu mais de 20 mil pessoas na cidade e isso é bom para o comércio, para o turismo e para a nossa causa. O show da Pabllo Vittar foi excelente, todo mundo saiu falando muito bem. E tivemos também as drags de Sertãozinho e da região que deram um show!”, declarou Cavalheiro.
A concentração aconteceu no Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami”, de onde saiu o trio elétrico que seguiu pela avenida Antônio Paschoal até chegar na estrutura montada na avenida Egisto Sicchieri.
Antes da atração principal, o prefeito Zezinho Gimenez, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni, o vice-prefeito Nilton César Teixeira (Niltinho), o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos, e o presidente da ONG Primavera subiram ao palco.
Gimenez elogiou o trabalho da ONG Primavera e declarou o apoio da Prefeitura à Organização e à causa LGBTQI+. “A Parada é uma festa como todas as outras que o Município apoia, e continuaremos mobilizando os nossos esforços para que continue sendo realizada, pois ela também representa um manifesto civil de respeito e tolerância à diversidade”, declarou o prefeito.
Com a Parada do Orgulho LGBTQI+ associada a outras ações da Secretaria de Cultura e Turismo do Município, Sertãozinho está se consolidando como destino gay-friendly na região e em outros Estados. Este é o termo usado para se referir a lugares, políticas, pessoas ou instituições que procuram ativamente a criação de um ambiente confortável para o público LGBTQI+.
“O sucesso da Parada, com a presença de mais de 20 mil participantes, é para as pessoas entenderem que não somos mais a minoria. Somos a minoria em direitos, pois não temos todo o direito que precisamos. Queremos igualdade. Não vamos desistir, vamos continuar lutando contra a LGBTfobia”, afirmou Rodrigo Cavalheiro.
O tema da Semana da Diversidade deste ano foi "Em um ano de truculência, seremos resistência". A escolha se deu em razão dos 50 anos da Rebelião de Stonewall, uma série de manifestações de membros da comunidade LGBTQI+ contra uma invasão da polícia de Nova Iorque (EUA) ao bar gay Stonewall Inn. A rebelião é considerada o evento mais importante que levou à luta pelos direitos LGBT.
A 13ª Parada do Orgulho LGBTQI+ de Sertãozinho é uma realização da ONG Primavera, com apoio da Prefeitura Municipal de Sertãozinho e da Sicoob-Cocred. (Departamento de Comunicação PMS)