14 abril, dia do café. Quais os benefícios da bebida?
O café ajuda a liberar um hormônio que estimula o intestino grosso a realizar os movimentos gástricos. O consumo da bebida aumenta as contrações do intestino, que empurram os resíduos para fora do organismo. Além disso, a cafeína provoca um aumento na produção de ácidos biliares no corpo.
A origem exata do café é extremamente incerta, mas muitos estudiosos a remetem ao século IX, nas terras altas da Etiópia. Justamente pela incapacidade de encontrar um local específico, há diversas lendas sobre o surgimento do grão!
O café seria originário das terras altas da Etiópia, em um local chamado Kaffa. Porém, a palavra "café" não é originária de Kaffa, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho". Por esse motivo, o café era conhecido como "vinho da Arábia" quando chegou à Europa no Século XIV. Alguns registros afirmam que o consumo de café começou por volta de 575 d.C. – mesma época das lendas sobre a origem do café.
A origem do café no Brasil encontra-se no século XVIII. As primeiras mudas foram plantadas ainda pelos idos de 1720, na província do Pará. A pessoa que teria trazido as primeiras sementes do café para o Brasil foi Francisco de Melo Palheta, após viagem à Guiana Francesa. A chegada do café ao Brasil é atribuída ao sargento-mor Francisco de Mello Palheta. Em 1727, ele teria recebido a incumbência do governador do Maranhão e Grão-Pará de visitar a Guiana Francesa e conseguir uma muda do fruto, que se tornara um produto de alto valor.