140.188 eleitores votam neste domingo em Sertãozinho, Pontal e Barrinha

16/10/2018

Eddie Nascimento

Número apresentado no site do TSE é relativo a 135º zona eleitoral   

Amanhã, dia 7 de outubro, 147.302.357 eleitores brasileiros poderão votar nos representantes políticos de sua escolha. Em Sertãozinho (89.484), Pontal (27.653) e Barrinha (23.051), totalizando 140.188 eleitores. Este ano, além de eleger o novo presidente da República, os brasileiros em dia com a Justiça Eleitoral vão escolher deputados federais, deputados estaduais ou distritais, dois senadores por estado e o governador de cada uma das 27 Unidades da Federação.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, as eleições deste ano possuem 28.160 candidatos, destes 13 são para presidente da república; 199 para governador; 351 para senador; 8.302 para deputado federal; 17.416 para deputado estadual; e 963 para distrital.

As informações são oriundas do Cadastro Eleitoral, banco de dados oficial sobre o eleitorado brasileiro, e referem-se às estatísticas auditadas até o final de julho após o fechamento do cadastro, no dia 9 de maio.

De acordo com os dados divulgados, esses 147,3 milhões de eleitores estão distribuídos pelos 5.570 municípios do país, bem como em 171 localidades de 110 países no exterior. As informações do eleitorado dizem respeito aos cidadãos brasileiros aptos a votar no pleito deste ano. Outros 1.409.774 eleitores não poderão votar nem se candidatar em 2018, por estarem com os direitos políticos suspensos.

É importante destacar que os locais de votação abrem às oito da manhã e fecham às cinco da tarde seguindo o horário local de cada estado. Este ano vamos votar em seis candidatos diferentes. São eles: deputado federal e estadual, dois senadores, governador e presidente da república; nesta sequencia.

O que pode ser feito amanhã?

Listamos algumas dúvidas que muitos eleitores têm no dia da votação, entre elas o uso da colinha e até do celular na sessão de votação.

Derrame de Santinhos

Algo que infelizmente é muito comum em dia de eleição são os "santinhos" jogados no chão, próximo às áreas de votação.

Os eleitores devem ficar atentos com este monte de papel jogado no chão. O derrame de santinhos e panfletos é proibido. Além de provocar quedas, o papel entope bueiros e polui toda a cidade.

Posso levar a colinha?

A justiça eleitoral permite o uso da tradicional colinha, uma anotação com os números dos candidatos. Seja ela impressa, anotada ou até na mão.

O que devo vestir?

Os eleitores devem ficar atentos quanto ao comportamento no local de votação. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, camisa de candidato pode, pois na legislação eleitoral não existe nada proibindo 

Selfie na urna

Nada de selfie com a urna no dia da eleição. O eleitor precisa ficar atento. De acordo com a justiça eleitoral está proibido entrar com o aparelho celular na cabine de votação. O eleitor que for flagrado fotografando a urna poderá ser punido com multa e até prisão. A justiça eleitoral recomenda o uso do aparelho apenas para o e-título. A tradicional colinha, por exemplo, não pode ser no celular.