16 anos de sucesso

22/02/2023

Américo Perin

No dia 7 de fevereiro de 2007, fizemos nossa primeira apresentação, com apenas 14 alunos da escola Cabral, no anfiteatro da EMEF Profª. Elvira Arruda de Souza.

Lá já se vão 16 anos desde que, na EMEF Prof. Antônio Cristino Cabral, a diretora Ângela Maria Volpe teve a ideia de ali oferecer um ensino diferenciado de música. Esse projeto existe até hoje, no CENTRO CULTURAL, e ali se ensina teoria musical, trompete, trombone, tuba sinfônica, trompa, clarineta, fagote, oboé, saxofone, flauta transversal, violino, violoncelo e viola erudita e percussão.

Aos poucos, a ideia atraiu o interesse de alguns alunos de outras escolas do município, que também participavam de outros projetos onde atuava como professor este articulista. Esses alunos foram sendo incorporados às aulas de música do Cabral e isso fez com que o trabalho se ampliasse e desse origem à formação da Orquestra Jovem de Sertãozinho. O projeto, que inicialmente contava somente com recursos da APM da escola Cabral e da Secretaria de Educação do Município, passou em 2010 a contar, também, com a muito importante parceria firmada com o Grupo Balbo e a Prefeitura Municipal.

Sob a regência do professor Américo Perin, a orquestra conta com a participação de 37 alunos/músicos, entre crianças e jovens e agora também de adultos da melhor idade. E no seu quadro de alunos hoje, a Escola da Orquestra atende também alunos com necessidades especiais, proporcionando a inclusão social, que também é um dos objetivos do projeto. Seu repertório, com arranjos do próprio professor regente e outros adquiridos de fontes diversas, está focado em temas de filmes que fizeram grande sucesso, peças de autores eruditos e também em canções do cancioneiro popular brasileiro e internacional.

Fazem parte do repertório os Hinos Nacional Brasileiro, à Bandeira, da Independência, de Sertãozinho, da Guarda Civil Metropolitana de Sertãozinho e da AVFAB – Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira, entre outros. Durante sua trajetória a Orquestra contabiliza inúmeras apresentações em teatros da cidade e da região, festividades e em eventos oficiais junto com a Polícia Militar do Estado, com nossa Guarda Metropolitana, formatura dos alunos do PRONATEC realizada no Expo Center Norte, na capital, a convite da Presidência da República e onde estavam presentes a autoridade máxima do país, além de seus ministros, senadores e várias outros políticos.

Também foram realizados vários eventos dançantes em todos os clubes da cidade e bailes de Carnaval de Marchinhas em praças públicas, Centro do Idoso e Bairro do Pati. Também a Orquestra fez a abertura do Show da dupla Zezé de Camargo e Luciano, acontecido na nossa cidade, além de várias participações em Feiras do Livro e outras promovidas pela ACIS e CEISE. Outro motivo de orgulho para a Orquestra é ter sido convidada pelo Maestro e Pianista João Carlos Martins e hoje integrar o Programa “Orquestrando São Paulo”.

Finalizando, nesses anos de existência a Orquestra tem o orgulho de ter alunos que, ainda crianças, iniciaram seus estudos conosco e hoje já estão formados em curso superior integrando grandes Orquestras e outros que passaram em concursos públicos e atuam como professores de arte. Alguns até já participaram de workshop na Itália, especializando-se em seus instrumentos. Parabéns a vocês jovens que acreditaram e ajudaram chegarmos aqui.