“2ª Cãominhada” reúne cerca de 300 pessoas na Praça 21 de Abril
Grandes, pequenos, exóticos, sem raça definida, com ou sem acessórios, os cachorros foram os grandes destaques do último domingo, 04, na Praça 21 de Abril, com a realização da “2ª Cãominhada de Sertãozinho”, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
O evento, que reuniu cerca de 300 participantes, além de conscientizar a população sobre os crimes de maus-tratos e abandono de animais, também estimulou os cuidados com a saúde e a segurança dos pets, com o oferecimento gratuito de vacina antirrábica e microchipagem.
Mais uma vez, a iniciativa foi aprovada pelos cidadãos participantes. “A ação foi positiva em vários aspectos, desde a conscientização, passando pelo incentivo da vacinação contra a raiva, até o fato de proporcionar algumas horas agradáveis ao lado de nosso animal e seus amiguinhos de quatro patas”, comentou o engenheiro Fernando Squarize Chagas, que compareceu ao evento acompanhado de seu cachorro “James”, e que elogiou o serviço de microchipagem: “achei ótimo o oferecimento da microchipagem gratuita e, mais uma vez, a Prefeitura surpreende oferecendo esse conjunto de serviços, num dia de domingo, favorecendo a participação daquelas pessoas que trabalham durante a semana”.
Depois que os participantes concluíram o percurso da “Cãominhada”, um animado sorteio de prêmios foi realizado na Praça 21 de Abril. Uma apresentação de dança da academia Cris Fitness também animou o público.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, fez um balanço positivo da ação. “Estamos satisfeitos com o resultado. A adesão do público superou a do ano passado, mostrando que as pessoas se preocupam com o bem-estar animal. Além disso, presenciamos muitas atitudes solidárias durante o evento, já que alguns cidadãos sorteados doaram seus brindes, para protetores independentes. Foi uma ação de sucesso, feita a muitas mãos, e aproveitamos para agradecer a todos que nos auxiliaram”, afirmou.
A “2ª Cãominhada de Sertãozinho” teve patrocínio do Pet Shop “O Cachorrão” e apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Núcleo de Controle de Vetores), Guarda Civil Municipal e Departamento de Mobilidade Urbana.
Mais sobre meio ambiente
Outra ação, na qual a Secretaria de Meio Ambiente de Sertãozinho está envolvida, é no incentivo para que os proprietários e posseiros de terras não percam o prazo para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é um registro eletrônico, gratuito e obrigatório para todos os imóveis rurais.
O CAR constitui uma base de dados importante para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento da vegetação nativa do Brasil. Além disso, ele auxilia no planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. “A inscrição no CAR, acompanhada de compromisso de regularização ambiental, quando for o caso, permite uma série de vantagens e benefícios, como obtenção de crédito agrícola com taxas de juros e prazos diferenciados e isenção de impostos para determinados insumos e equipamentos. Além disso, a inscrição no CAR é exigida como condição pelos bancos, para concessão de crédito agrícola; pelos cartórios, para transações imobiliárias; e pelos órgãos ambientais, para fins de licenciamento”, explica a diretora do Departamento Técnico Ambiental da pasta, Marcela Dorascenzi.
O procedimento é feito eletronicamente, acessando o site oficial do Cadastro Ambiental Rural (http://www.ambiente.sp.gov.br/sicar/), que é autoexplicativo.
O prazo final para inscrição no CAR termina em 05 de maio de 2016. Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Meio Ambiente (3946-7800) ou pelo Disque Ambiente do Governo do Estado (0800 113 560). (Assessoria de Comunicação PMS)