5 vitaminas que ajudam nos sintomas da menopausa

12/12/2022

A menopausa, ou melhor, a perimenopausa, é o terror de muitas mulheres. Calores noturnos, insônia, ressecamento vaginal, ganho de peso, alterações de humor e perda de libido. São muitos os sintomas que atingem as mulheres de forma variável. Além disso, a queda de estrogênios aumenta o risco de osteoporose, de doença cardiovascular e de incontinência urinária. Seguem algumas vitaminas que podem te ajudar nessa luta.

 

  1. Vitamina A

 

A vitamina A é necessária para a saúde dos ossos, olhos, músculos e pele. Até para a sua lubrificação é importante.

E é parceria da vitamina D. As duas agem juntas.

Você acha a vitamina A no fígado, nos ovos, nos peixes, e em fontes de betacaroteno, como cenoura, couve, batata-doce e espinafre.

 

  1. Vitamina D

 

A vitamina D não é importante apenas para os ossos, mas também é amiga da vitamina K2 e do magnésio.

Além de tomar sol, é importante consumir alimentos ricos em vitamina D, como peixes, ovos e cogumelos, além de também suplementar.

 

  1. Vitamina E

 

A vitamina E é um antioxidante poderoso, capaz de combater a ação dos radicais livres nos ossos, no coração e cérebro, além de proteger contra a inflamação os efeitos do estresse, combater a inflamação silenciosa e prevenir depressão.

Algumas fontes de vitamina E são o abacate, as amêndoas, o dendê, as nozes, o brócolis, o fígado, os frutos do mar, os ovos e o espinafre.

 

  1. Vitamina B12

 

A vitamina B12 é importante para saúde óssea, para o humor, para manter níveis de energia e para a memória.

E a partir da menopausa sua deficiência se torna mais comum.

Entre as principais fontes de vitamina B12, temos os lácteos, as carnes, o fígado, cogumelos como shitake, a clorella e a levedura nutricional enriquecida de vitamina B12.

 

  1. Vitamina B6

 

Você precisa da vitamina B6 para fazer serotonina.

Sem serotonina você fica sujeita aos calorões, à falta de energia, à compulsão por doces, à insônia e à depressão.

Vitamina B6 está nos lácteos, no peixe, nos ovos, nas carnes, no fígado e em múltiplos vegetais, como espinafre, ervilha, cenoura e batata-doce.