A aromaterapia para mães e bebês
Para amamentação
A mãe que tem problemas para amamentar pode recorrer a aromaterapia. No momento da amamentação, a mulher precisa estar relaxada e calma, para que a ejeção de leite aconteça mais facilmente. Para isso, podem ser usados óleos de lavanda, laranja ou gerânio, que devem ser colocados em difusores nos ambientes. Já a lavanda, possui propriedades anti-inflamatórias, que auxiliam no tratamento da mastite. O óleo de erva-doce pode ser utilizado para estimular a produção de leite, ele deve ser aplicado através de massagens.
Para assaduras
Se o seu bebê tem problemas de assadura, misture 30ml de óleo vegetal de rosa mosqueta com cinco gotas de óleo essencial de lavanda. Depois de misturar bem, armazene o líquido em local fresco e longe da luminosidade. Aplique todos os dias, gentilmente, no lugar afetado. A mesma receita pode ser usada para picadas de inseto e irritações de pele.
Para Baby Blues
O Baby Blues é uma mescla de emoções que atinge mulheres depois do nascimento dos filhos. Ela pode ser amenizada através de massagens e banhos de imersão feitos com óleos de ações calmantes como lavanda, jasmim e gerânio. Durante este período, a aromaterapia traz conforto e calma às mães, fazendo toda a diferença em suas vidas.
Para o sono
Além de manter um ambiente silencioso e com baixa iluminação, o quarto do bebê deve conter uma atmosfera calma e acolhedora. Os aromas podem ajudar a compor este ambiente. Para trazer acolhimento e tranquilidade ao quarto, coloque em um aromatizador duas gotas de óleo essencial de lemongrass e duas gotas de óleo essencial de tangerina, diluídas em um pouco de água. Você também pode usar um mix de três gotas de óleo essencial de bergamota e três gotas de óleo essencial de lavanda, para evitar transtornos noturnos e pesadelos.
Para depressão pós-parto
Existe um grande número de mulheres que sofrem de depressão pós-parto. Neste caso, a mãe deve contar com o atendimento de uma equipe de psicólogos e psiquiatras. Mas, a aromaterapia pode ser uma ajuda complementar ao tratamento médico. Os óleos essenciais aceleram o processo de recuperação e podem ser muito eficazes. Imersões e massagens com bergamota e gerânio são ótimas opções. Porém, vale uma consulta ao um aromaterapeura para determinar fórmulas mais adequadas para este caso.
O óleo essencial de lavanda é muito versátil, sua natureza benéfica é muito repleta, se você puder ter apenas um óleo essencial no armário, esta será a melhor escolha.
Principais usos:
Problemas de sono
Estresse, ansiedade e bruxismo
Cólica e bebê agitado
Queimaduras solares, queimaduras e cicatrizes
Picadas de insetos
Equilíbrio emocional
Lembrando que deve se usar diluído
Passar nos pés junto com o óleo de coco fracionado
Principais Ingredientes
Cedro
Lavanda
Manjerona
Roman Chamomile
Sândalo