A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alertam população sobre os perigos das queimadas
A grande maioria das queimadas é causada por ações humanas e o mínimo descuido em uma atividade rotineira pode ser fatal.
Com a chegada do período mais quente do ano, as atenções se voltam para o número de queimadas e risco de incêndios em toda cidade Esses ocasionam prejuízos ambientais e econômicos. O impacto das queimadas prejudica tanto o meio ambiente quanto o bem-estar de quem está próximo, causando desconforto físico e piorando a situação de portadores de problemas respiratórios.
a grande maioria das queimadas é causada por ações humanas e o mínimo descuido em uma atividade rotineira pode ser fatal. “É aquele que queima o lixo, o mato, o terreno baldio, que ateia fogo na roça. Uma simples queimada pode se transformar em um evento danoso de grandes proporções, como um incêndio florestal
Brasil tem farto material legal com leis protetivas ao meio ambiente com orientações de técnicas adequadas, mas que também punem infratores. “As queimadas urbanas e florestais são proibidas por leis, passíveis de punição com prisão e até mesmo multa, enfatizando a necessidade de uma nova tomada de consciência.
NOTÍCIAS 24 HORAS destaca a importância da população neste processo a partir de uma nova consciência ambiental ou de uma atuação cidadã. “Ela pode, não apenas desenvolver boas práticas de utilização do solo e de limpeza dos terrenos, mas também colaborar ativamente com o poder público no processo de fiscalização e de denúncias. É fundamental seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros porque o período em que vivemos, chamado de fase do fogo, é propício à rápida propagação de incêndios e queimadas.
“A queimada não respeita ninguém “Uma queimada que prejudica a rede elétrica prejudica toda uma região, inclusive o setor médico e outros setores essencial"