A sustentabilidade empresarial traz benefícios, mas os negócios avançam lentamente no tema

A sustentabilidade empresarial traz benefícios, mas os negócios avançam lentamente no tema
14/10/2024

Especialista explica pequenas e grandes ações que geram menor impacto ambiental ao mesmo tempo que atraem clientes e investimentos

A sustentabilidade empresarial é um importante pilar estratégico para organizações que buscam longevidade e competitividade no mercado. Negócios de diferentes setores estão sendo pressionados por consumidores, investidores e reguladores a adotar práticas que minimizem os impactos ambientais e sociais de suas operações, integrando essas iniciativas em seus processos diários. 

O tema continua sendo de crescente relevância, com o número de empresas publicando relatórios de sustentabilidade alcançando 15,8% em 2022, um avanço importante em relação aos 12% de 2021, segundo o IBGE. 

Contudo, uma pesquisa realizada pela consultoria TEC Institute revelou que 75% das empresas no Brasil ainda não possuem certificações de sustentabilidade ou práticas ESG. O estudo, conduzido em parceria com a MIT Tech Review Brasil, destacou que apenas 22% dos funcionários consideram as práticas ambientais, sociais e de governança de suas empresas como "muito boas" ou "excelentes". As principais iniciativas citadas incluem gestão de resíduos (30%), respeito aos direitos humanos (40%) e prevenção à corrupção (31%).

De acordo com Rica Mello, renomado ex-consultor estratégico das gigantes McKinsey e Bain & Company, hoje especialista em gestão de empresas e fundador do grupo BCBF, implementar a sustentabilidade não é apenas uma questão de cumprir obrigações ambientais, mas sim de criar valor duradouro para a empresa. “Quando as práticas responsáveis se alinham com a eficiência operacional, o resultado é um negócio mais lucrativo e resiliente”, diz. Rica, que hoje é uma referência em gestão empresarial, destaca ainda a importância de incorporar a sustentabilidade como um valor genuíno dentro da cultura organizacional.

 

Como aplicar a sustentabilidade à sua empresa

Certificações como a Global Reporting Initiative (GRI) e B-Corp são fundamentais para garantir que as empresas estão além do greenwashing, oferecendo uma forma transparente e padronizada de reportar os impactos ambientais e sociais. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para que essas práticas se tornem amplamente adotadas no país.

A transição para um modelo de negócios sustentável não acontece da noite para o dia, mas envolve a implementação de práticas que gerem impacto positivo a longo prazo. Entre as estratégias recomendadas estão a redução do consumo de energia e água, o uso de materiais recicláveis, a promoção da economia circular e a implementação de sistemas de gestão de resíduos. São práticas que contribuem para o meio ambiente e otimizam processos internos, reduzindo custos operacionais e impulsionando a inovação.

É importante ressaltar que, além de ajudar na preservação dos recursos naturais e na redução dos danos ao meio ambiente, práticas sustentáveis trazem uma série de benefícios econômicos. Um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que 41% dos consumidores brasileiros já mudaram seu comportamento de compra devido a preocupações ambientais. “São dados como esses que refletem como as empresas que se comprometem com a sustentabilidade têm uma vantagem competitiva clara. Quando integradas a esse valor, elas atraem novos clientes e acabam fidelizando outros”, pontua o especialista.

Com a crescente demanda por transparência nas ações corporativas, conceitos como o ESG (Environmental, Social and Governance) vêm ganhando força. As corporações que lideram esse movimento melhoram sua reputação e atraem investimentos. 

 

Sobre Rica Mello

Rica Mello é apaixonado por gestão, números, estratégia e pessoas. Dedicou uma década auxiliando grandes empresas como consultor estratégico da McKinsey e Bain & Company antes de criar seus próprios negócios. É empreendedor serial e está à frente de negócios em diversos segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo, e-commerce e educação. Auxilia empresários a navegar no desafiante mercado brasileiro e é uma das lideranças da indústria que se preocupam com iniciativas de coleta e reciclagem de materiais. Possui MBA pela Kellogg School e especialização pela Singularity University. Ele aprendeu a gerenciar empresas de qualquer lugar do mundo, para alimentar sua outra grande paixão, que é viajar.  Conhece 136 países e almeja visitar todos os países do mundo até 2025.

Para mais informações, acesse https://ricamello.com.br/ ou pelo Instagram @ricamelloficial.

 

Carolina Lara Comunicação