Aborto

29/08/2022

LUIS ORLANDO MATTIAZZO RÉ, GINECOLOGISTA E OBSTETRA - CRM 73411

 

Algum momento tem segurança para fazer o aborto?

Em qualquer momento, existe risco para a realização do aborto, mas o risco é menor quanto mais precoce for realizado, e quando realizado com profissionais capacitados e com recursos adequados.

 

Por que tantas meninas fazem aborto?

A falta de orientação quanto a métodos anticoncepcionais é mais importante no início da adolescência, o que leva a gestações indesejadas e, como consequência, a um grande número de abortos. Mas devemos ressaltar que a maior parte dos abortos provocados no Brasil não ocorre na adolescência e sim dos 25 aos 35 anos de idade e em mulheres que já tiveram pelo menos um filho.

 

Por que tantas meninas tomam a pílula do dia seguinte?

Uma característica importante da adolescência é agir por impulso e sem muita programação previa, e no sexo não é diferente, o que leva a relações desprotegidas e sem uso de um método anticoncepcional mais eficaz. No outro dia, o arrependimento acontece e a opção que sobra é a pílula do dia seguinte, que não é tão eficiente como outros métodos e acompanha muitos efeitos colaterais.

 

Quais os riscos que uma mulher que provoca o aborto tem?

Principalmente se provocado sem o acompanhamento médico e em local seguro, as complicações mais comuns são a hemorragia, infecções e lesões de órgãos internos que pode levar a morte ou a sequelas como a infertilidade.

 

Recentemente, tivemos um caso na região com 20 semanas. Ela tentou aborto, segundo a reportagem, por duas vezes, e na segunda veio a óbito. Por que isso aconteceu? Pelo tempo de gestação ou outros motivos?

Não poderia falar de detalhes do caso, pois não acompanhei de perto, mas infelizmente no Brasil morrem quatro mulheres por dia por complicações de abortos provocados; na maioria dos casos, realizados sem nenhum cuidado ou condições de higiene, sendo que infecções e hemorragia são as causas mais frequentes que levam ao óbito.