Abril laranja: mês da prevenção à crueldade contra animais
Combater os maus-tratos e prevenir a crueldade contra os animais deve ser uma prática para se exercer em todos os dias do ano, sendo um dever de toda a sociedade. No entanto, como efeito de reforço, a campanha mundial “Abril Laranja” foi criada para simbolizar esta luta, servindo como um meio importante para conscientizar as pessoas.
Diferente do que muitos pensam, maus-tratos vão além da agressão física. Manter o animal acorrentado 24 horas por dia, abrigá-lo em um espaço sem higiene, privá-lo de alimentação adequada e água todo o tempo, negar assistência veterinária também são considerados CRIME.
Segundo a Lei nº 14.064/2020, a pena prevê reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal.
Devemos estar vigilantes e atentos a todos os segmentos da atividade humana, sobretudo àqueles que exploram animais, sendo esta exploração legal ou não, para que consigamos minimizar os impactos perversos das ações do homem sobre os indefesos viventes da Terra. E é preciso reunir muitos esforços para que se alcance um nível de prevenção aceitável e satisfatório.
A conscientização é a principal ferramenta para mudar a situação de tantos animais vulneráveis que enfrentam diariamente a crueldade de alguns seres humanos.
Antes de aceitar um cão em casa, precisamos entender que, de agora para a frente, somos responsáveis por essa vida, “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”, ou seja, ser compreensivo quando, ainda bebê, ele destruir seu chinelo, entender que nada que um cão faça vai ter maldade, cuidar de agendar a vacinação sempre com o médico veterinário, buscar uma boa alimentação de acordo com a fase da vida do animal, entre diversos outros cuidados. É dever do tutor planejar os futuros gastos e a nova rotina que terá com a chegada do pet, para evitar qualquer forma de sofrimento para o animal e para a família também.
A conscientização faz parte do processo de entender as necessidades e comportamentos do animal e a posse responsável, nas quais nos entendemos como responsáveis por tudo que possa ocorrer com o nosso pet. Com isso, tudo fica mais tranquilo e coerente.
Faça, você também, a sua parte. Quando presenciar situações de maus-tratos contra animais, não se omita. Denuncie a crueldade! Denunciar é um ato de cidadania e de solidariedade com os animais vitimados, sendo um dever moral de toda a sociedade. A sua atitude vai fazer a diferença na vida deles.
Luciana Netto – médica veterinária CRMV 25310
Animais Centro Veterinário Sertãozinho
Fones: 39424341 / 992865754