Ações de prevenção são realizadas na Semana Municipal de Combate às Hepatites Virais

Na Semana Municipal de Combate às Hepatites Virais, em vários pontos do município e no Distrito de Cruz das Posses, foram realizadas 320 testagens sorológicas e 960 testes rápidos
10/08/2015

O Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, em parceria com a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria da Saúde, encerrou no último dia 31, sexta-feira, várias ações gratuitas durante a Semana Municipal de Combate às Hepatites Virais.

            Nas ações, que começaram no dia 27 e seguiram até o dia 31, em vários pontos do município e do Distrito de Cruz das Posses, foram realizadas 320 testagens sorológica e 960 testes rápidos. Além disso, foram aplicadas 100 doses de vacinas contra Hepatite B, Dupla Adulto e Febre Amarela.

            Durante toda a semana, diversas ações foram realizadas, entre elas, testes rápidos para diagnóstico de HIV e de triagem de Sífilis e Hepatite C; testes convencionais de HIV/Hepatite B/Hepatite C/Sífilis, e aplicação de vacinas contra Hepatite B, Dupla Adulto e Febre Amarela.

            Outras atividades também foram desenvolvidas, como oficinas de sexo seguro, distribuição de materiais informativos, orientações e acolhimentos, além da distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante).

            De acordo com a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, Drª Renata Abduch, a Semana Municipal de Combate às Hepatites Virais teve como foco principal ampliar a testagem de HIV/Hepatite C e Sífilis. “Na ação, também realizamos a vacinação nos cidadãos com idade a partir de 40 anos, usuários de drogas, integrantes do Centro Pop, travestis, profissionais do sexo, entre outros”, explicou.

            A coordenadora também disse que, “como estratégia prioritária, tivemos diariamente, nesse período, atividades que foram realizadas pelas equipes, através do CTA Itinerante, que ocorreram em diversos pontos do município e no Distrito de Cruz das Posses. Agradeço a todos que colaboraram com a ação e ao vereador Nilton César Teixeira, que esteve presente no Clube Mogiana, no dia 28, onde foi realizado o CTA itinerante”, concluiu. (Assessoria de Comunicação PMS)