Ações que valorizam os idosos sertanezinos são prioridades da Administração Municipal
A Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade, segue promovendo ações que incentivam a discussão dos direitos dos idosos sertanezinos. Prova disso foi a realização de várias assembleias, entre os meses de junho e agosto, em diferentes pontos da cidade, que contaram com a participação dos idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
No total, 163 idosos participaram das ações, em que tiveram a oportunidade de responder e opinar nas questões pertinentes aos serviços oferecidos pelo município aos cidadãos acima de 60 anos. Na ocasião, os idosos responderam formulários, que buscavam informações sobre: Espaços Urbanos e Serviços Públicos; Transporte; Moradia; Participação Social; Respeito e Inclusão Social; Participação Cívica e Emprego, Comunicação e Informação; e Apoio Comunitário e Serviços de Saúde.
“Foi diagnosticado, por meio de votação interativa e com fichas vermelhas, amarelas e verdes, de que maneira cada idoso avalia os serviços oferecidos em oito áreas de atuação do Poder Público e empresas prestadoras de serviços, na cidade de Sertãozinho e no Distrito de Cruz das Posses”, explicou o assessor do Fundo Social de Solidariedade e interlocutor municipal do Programa “São Paulo Amigo do Idoso”, Marcos Favaretto, que completou: “o resultado está sendo tabulado e será apresentado à Comissão constituída no município, para análise e busca de soluções que atendam da melhor forma as necessidades de todos os idosos”.
Falando em ações para a Terceira Idade...
Desde a última quinta-feira, dia 26, a Terceira Idade de Sertãozinho vem representando o município na 19ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI). As competições estão acontecendo na cidade de Olímpia/SP e são organizadas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.
No total, 110 atletas sertanezinos participarão do evento, que reúne 50 cidades, nas modalidades atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.
Os competidores do município são treinados a partir de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni, a cidade vem alcançando seus objetivos com as ações voltadas para a Terceira Idade. “Pensando no bem-estar e nos direitos dos idosos, reestruturamos o Conselho Municipal do Idoso, criamos o Fundo Municipal do Idoso e atualizamos o cadastro dos idosos no Cadastro Único, entre outras ações. Também é importante destacar que, já estamos trabalhando em uma das ações mais esperadas pelos idosos sertanezinos, que é a Semana Municipal do Idoso, que acontecerá de 21 de setembro a 03 de outubro”, finalizou. (Assessoria de Comunicação PMS)