Agentes da coleta seletiva de Sertãozinho encontram descarte irregular de resíduo de serviço de saúde domiciliar
Agentes que prestam serviço para coleta seletiva de recicláveis no município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Sertãozinho, foram surpreendidos ao encontrar descarte irregular de resíduo de serviço de saúde domiciliar para destino inapropriado.
Resíduos de serviço de saúde domiciliar são descartes de materiais de saúde usados em residências, como seringas para aplicação de insulina, gazes usadas, agulhas para soro, sondas, medicamentos e outros.
O gerenciamento desse tipo de resíduo deve seguir as normas da Anvisa e demais autoridades ambientais, com o objetivo de evitar a infecção de profissionais que recolhem estes materiais, contaminação do solo e outros problemas. São perigosos e apresentam características que ameaçam a saúde ou até a vida de agentes se não manipulados de forma correta.
Em Sertãozinho, hospitais e demais equipamentos de saúde já têm a coleta e destinação corretas desse tipo de resíduo. Caso algum munícipe necessite do descarte de materiais utilizados em casa, é necessário levá-los, envoltos por caixas apropriadas e em segurança, até uma unidade de saúde, para que os profissionais tomem as devidas providências. É possível também entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura para a coleta correta, através do telefone (16) 3946-7808, das 9h às 17h.
Ana Carolina Milani - Departamento de Comunicação PMS