AGORA É LEI - Sertãozinho também adere ao feriado do Dia Nacional da Consciência Negra

09/11/2015

Fernando Laurenti

A Lei de número 5.998, de 27 de Outubro de 2015, de autoria do poder executivo, foi aprovada pelos vereadores, sancionada pelo prefeito municipal José Alberto Gimenez e publicada na edição nº 1.395 do Jornal Oficial do Município do último dia 28 de outubro.

Vale ressaltar que o feriado não será ponto facultativo, e sim fazendo parte do calendário oficial de feriados no município de Sertãozinho. Sendo assim, o comerciante ou o empresário que quiser realizar suas atividades normalmente, terá de pagar hora extra aos seus funcionários.

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.