AGRONEGÓCIO - Secretário Arnaldo Jardim ressalta união entre os poderes executivos e legislativos regional e estadual para fortalecer setor

Secretário Arnaldo Jardim ressalta união entre os poderes executivos e legislativos regional e estadual para fortalecer o agronegócio
27/03/2017

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, destacou a relação harmônica entre o trabalho dos poderes executivos e legislativos para criar políticas públicas que fortaleçam o setor agropecuário, durante o 8º Encontro de Vereadores, realizado em Piracicaba, no último sábado, 18.

O titular da Pasta destacou que o setor agrícola foi um dos poucos que suportaram a crise econômica vivida pelo Brasil nos últimos ano, e reforçou o seu potencial para impulsionar a retomada do crescimento. “O setor foi o único que cresceu e vem conseguindo buscar alternativas para aumentar a produtividade e gerar renda”, destacou Arnaldo Jardim.

O secretário reforçou o comprometimento do governador Geraldo Alckmin em manter o investimento no setor e destacou que o Estado trabalhará junto com as prefeituras para identificar as reais necessidades e buscarem meios de solucionarem os problemas, por meio de seus projetos e serviços de fomento do agronegócio.

Entre as principais ações destacadas está o Projeto Melhor Caminho/Pontos Críticos, que recupera as estradas rurais, utilizando técnicas inovadoras de conservação do solo e da água desenvolvidas pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp); e o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por intermédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), que fortalece as cooperativas e associações, gerando alternativas de renda e agregando valor aos pequenos e médios produtores.

Arnaldo Jardim ressaltou também o trabalho de inovação tecnológica dos institutos de pesquisa mantidos pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), para aumentar a produtividade no campo e buscar novas técnicas de manejo.

 

Segurança

 

As lideranças públicas também foram orientadas a desenvolverem os conselhos municipais de Segurança Alimentar e Nutricional. “Essas ações visam desenvolver em cada região paulista uma agricultura sustentável, capaz de criar alternativas de renda e de produção, por meio da disseminação do conhecimento e da prática de extensão rural, garantindo o aumento da produtividade e a saudabilidade dos alimentos, essas que são as diretrizes estabelecidas pelo governador Geraldo Alckmin para fortalecer a agricultura em todo o Estado”, enfatizou Arnaldo Jardim.

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, afirmou que esse debate transcende os atos políticos. “São de interesse da população. Por isso, é fundamental que o Executivo, que administra e executa a lei, tenha bom relacionamento com o Legislativo, que formula os projetos de leis, para que a sociedade ganhe, com desenvolvimento, responsabilidade e transparência”, afirmou.

Essa é a opinião do presidente da Assembleia Legislativa de Piracicaba, Matheus Antonio Erler. “Temos que fazer da Câmara Municipal um fórum de discussão para debater assuntos de interesse da população”, destacou.

O município de Torrinha é um exemplo desse trabalho conjunto, como explicou o prefeito Ronaldo Gasparelo. Ele ressaltou a importância da interação entre os políticos da região de Piracicaba. “O nosso município tem uma série de trabalhos desenvolvidos em parceira com a Secretaria de Agricultura, e isso é fundamental para o desenvolvimento regional, já que somos uma cidade agrícola”, disse.

O vereador de Piracicaba Gilmar Rotta destacou que o encontro foi fundamental para que os novos vereadores conheçam o trabalho das secretarias estaduais, em especial a de Agricultura. “O secretário Arnaldo Jardim tem apoiado os municípios. É por meio dessas parcerias que conseguimos verbas para aplicarmos em nossa zona rural”, disse.

Esse é o caso do produtor de cana-de-açúcar José Coral. Ele afirmou que sem o apoio e a união entre os dois poderes seria difícil investir no setor. “Essa parceria é fundamental para facilitar o investimento do setor e atender as nossas demandas”, destacou.

O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Piracicaba, promovido pelo deputado estadual Roberto Morais. Participaram do evento representantes de 32 cidades da região.

Morais afirmou que o objetivo do encontro foi debater políticas públicas para o fortalecimento dos municípios. “Este foi, sem dúvida, o nosso maior evento. Com mais representatividade. Estou muito satisfeito com o resultado e tenho certeza de que, a partir do que foi discutido, grandes parcerias serão formadas.”

Estiveram presentes os prefeitos de Anhembi, Miguel Vieira Machado Neto; de Ipeúna, José Antonio de Campos; de Rafard, NomeIlson Donizete Maia; de Elias Fausto, Mauricio Baroni Bernardinetti; de Mombuca, Maria Ruth Bellanga de Oliveira; de Rio das Pedras, Antonio Carlos Defavari; e de Charqueada, Romeu Antonio Verdi. (Com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)