AGRONEGÓCIO - Transporte e Logística correspondem a 30% do custo de produção da cana-de-açúcar
Equipamentos e soluções para redução de custos são destaques no maior e mais importante evento do setor sucroenergético no mundo: FENASUCRO & AGROCANA
Muito além dos caminhões que transportam a cana-de-açúcar das plantações para as usinas, o processo de transporte e logística é foco de atenção constante na cadeia sucroenergética. Entre os diversos motivos para isso estão a busca por redução de custos, a necessidade de controle dos processos e o aumento de competitividade no segmento.
Para diminuir custos e estarem atualizadas, as usinas e empresas ligadas ao setor investem em estratégias de coordenação dos sistemas de corte e aprimoramento dos sistemas logísticos que gerenciam o transporte, dessa forma melhoram a eficiência operacional integrando a área logística à industrial. Atualmente os custos de corte, carregamento e transporte representam cerca de 30% do custo total da produção de cana-de-açúcar, sendo que somente os gastos com transporte equivalem a 12% desse total, é o que aponta um estudo da Embrapa.
Para auxiliar de forma efetiva o setor sucroenergético, a FENASUCRO & AGROCANA – que acontece de 23 a 26 de agosto, em Sertãozinho/SP – traz, desde a edição de 2014, um setor com novidades e soluções para o Transporte e Logística da cadeia canavieira, com expositores que apresentam, por exemplo, equipamentos para transporte de produtos e subprodutos nos meios rodoviário, ferroviário, dutoviário e aquaviário, veículos utilitários, acessórios, autopeças, lubrificantes automotivos, equipamentos de elevação, pontes rolantes, embalagens, entre outros itens para o público da feira atualizar seus equipamentos e aumentar a eficiência nos negócios.
Eventos para aumentarem o conhecimento
Para este ano, a FENASUCRO & AGROCANA terá uma grade de eventos de conteúdo com mais de 200 horas de programação, mais que o dobro da edição passada. O objetivo é oferecer oportunidade de qualificação, com informações, soluções e novidades em diversas frentes que envolvem a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Um destes eventos aborda exatamente o setor de
Transporte e Logística.
O ESALQ-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da ESALQ/USP) em conjunto com a Abralog (Associação Brasileira de Logística) realizará o 4º Seminário de Transporte e Logística no dia 26 de agosto. O evento vai discutir os temas “Custos da Logística no Sistema de Produção Agroindustrial Sucroenergético e Planejamento da Produção da Cana-de-Açúcar: Ferramentas de Previsão”. “A feira se consolidou como um ambiente muito bem frequentado por diversos agentes (tomadores de decisão, em sua grande maioria) do setor sucroenergético, o que certamente tem viabilizado não somente o desenvolvimento de novos projetos, mas também a realização de negócios extremamente importantes para a economia brasileira como um todo. De outro lado, tem-se o ESALQ-LOG que tem sido reconhecido e notabilizado pelas suas contribuições aos mais diversos agronegócios, com destaque para o setor sucroenergético. Nesse sentido, entende-se que essa conjunção de esforços agrega valor ao conjunto de políticas - públicas e privadas - que possam vir a ser desenhadas para incrementar a eficiência das atividades logísticas para este setor”, explica José Vicente Caixeta Filho, coordenador do Grupo ESALQ-LOG.
Já o presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, a entidade se norteia por quatro linhas de ação que se fundem aos principais objetivos da FENASUCRO & AGROCANA. “Entre nossos pilares estão a busca por ampliar e fortalecer o relacionamento com entidades afins de modo a unir forças na condução de ações de interesse comum e a participação ativa das grandes questões nacionais como valorização do profissional de logística, infraestrutura, regulamentações, marcos regulatórios, entre outros. A feira é a maior da cadeia produtiva da cana-de-açúcar do mundo e por esse motivo precisamos pensar no transporte e logística como parte do todo também nessa atividade”, afirma.
O Gerente Geral da FENASUCRO & AGROCANA, Paulo Montabone também reforça a importância de se encontrar soluções e melhorias para o setor de Transporte e Logística dentro da cultura da cana-de-açúcar. “O setor sucroenergético terá um custo estimado de R$ 8 bilhões para movimentação de insumos, matérias primas, etanol e açúcar, custos de estocagem, atrasos nos cronogramas de moagem, além dos riscos naturais da produção, esse é um custo muito alto e por isso trazemos nos corredores da feira equipamentos, tecnologias e conteúdos para reduzir esse custo e proporcionar ao empresário maior ganho de eficiência”, aponta. Para contribuir com este cenário, a ESALQ-LOG não descarta o desenvolvimento de pesquisas para diversos níveis de planejamento do setor (estratégico, tático e operacional, por exemplo), envolvendo tomadas de decisão relacionadas à otimização das atividades de corte, carregamento e transporte; gestão das despesas com fretes e tarifas de armazenamento; localização de novas facilidades (silos, armazéns, centros de distribuição, plantas industriais); gerenciamento de frotas (próprias e/ou terceirizadas); identificação de diferenciais/riscos logísticos, entre outros pontos.
A Fenasucro & Agrocana é realizada pelo Ceise Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. A feira acontece de 23 a 26 de agosto, no Centro de Eventos Zanini. A grade de eventos de conteúdo tem funcionamento das 8h às 18h e a área de exposição das 13h às 20h.