Ah! Nós humanos...
Américo Perin
Somos criaturas que criam. Deus nos deu liberdade de assim sermos e, se Ele fosse falível, eu diria que deveria também ter limitado um pouco nosso poder de criar.
Nada é perfeito ainda no mundo. Principalmente em lugares onde a desigualdade social é grande, principalmente causada pela educação formal de má qualidade que certos governos oferecem ao seu povo.
Quantas vezes nos enganamos na escolha de nossos governantes. E dessa forma, infelizmente, alguns mal-intencionados, outros incompetentes e com vocação para a improdutividade tiram proveito da escolha pessoal dos menos informados e formados, e se infiltram no seio da política, passando a nos governar em seu próprio benefício. Para os insensíveis às necessidades da população, nossas leis oferecem meios seguros de os excluirmos sem temor ou vacilação. Portanto, é pela exclusão dos que já se mostraram corruptos e mentirosos que iremos fortificar nossa sociedade, oferecendo meios de todos se tornarem críticos e realmente donos da própria vontade. Se a aplicação das leis não funcionar, pode-se usar a criatividade e solucionar o problema de outras maneiras, mas sabemos que “fora da lei”, pra fazer sucesso, só nos filmes de Hollywood...
Voltemos à educação. Ela é fundamental, o conhecimento é de extrema necessidade para o bem-estar do homem. A ignorância é a mãe de todos os vícios, seu princípio é nada saber e saber mal o que sabe.
Hoje, temos uma faculdade de ensino em cada esquina, aquelas onde, se o candidato esquecer os documentos no balcão da secretaria, ao ir buscá-los já estará matriculado. E o maior crime de todos é que os seus alunos concluem os cursos e saem pensando que aprenderam!!!! Governo que encoraja esse tipo de educação formal é perigoso, pois perturba e desmoraliza a sociedade, evitando que os homens conheçam e façam valer seus direitos, pois um povo ignorante é presa fácil da escravidão.
Por outro lado, desde os primeiros tempos da modernidade, percebe-se que a exaltação religiosa perverte a razão e induz pessoas menos intelectualizadas a, em nome de Deus, serem vitimizadas por verdadeiro controle mental em benefício de governos corruptos e em detrimento do bem-estar e progresso dos seus seguidores. Eu, particularmente, não consigo entender, por exemplo, a relação do dinheiro com o divino.
Contudo, a humanidade progride. Graças ao esforço e conhecimentos adquiridos por alguns, a grande maioria se beneficia, ou não. Grandes progressos continuam acontecendo em quase todas as áreas do conhecimento.
Vejamos a maravilha da Internet! Conseguindo democratizar o entretenimento entre pobres e ricos. Ela é de fácil acesso para quem quiser. Trouxe com ela informação e uma forma de lazer para todos, mas também grandes malefícios no quesito de sociabilidade, sem contar as novas formas de falcatruas que andam por aí.
Ora direis – desculpe-me Bilac –, mas um celular é caro! Sim, mas sempre resta o recurso de comprar um que foi produto de roubo...