ALERTA - Prefeitura de Sertãozinho promove “Arrastão Contra o Aedes aegypti” neste sábado

Neste sábado, dia 19, das 7h30 às 13h, Sertãozinho e Cruz das Posses unirão forças contra o mosquito Aedes aegypti
28/12/2015

Autoridades de saúde de todo o país estão concentradas em eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, principalmente, depois da explosão de casos de bebês nascidos com microcefalia, que podem estar associados ao Zika Vírus, que é transmitido pelo mesmo mosquito, que também é vetor da dengue e da Chikungunya.

Em Sertãozinho, a preocupação de prevenir a população também existe, e é por isso que a Administração Municipal realizará neste sábado, dia 19, uma megaoperação de combate ao Aedes aegypti, com foco na eliminação de possíveis criadouros. A ação será realizada em todo o município, incluindo o Distrito de Cruz das Posses. “Nosso objetivo é que as pessoas se desfaçam de todo o tipo de material sem utilização, que possa servir como criadouro das larvas do mosquito, antes que viajem para as festas de final de ano. Por isso, pedimos a colaboração de todos, para que descartem pneus velhos; garrafas de vidro e PET vazias; recipientes diversos sem utilização, como baldes, latas, vasos e tambores; entre outros materiais”, pede o coordenador do Núcleo de Controle de Vetores, Juliano Mossin.

O “Arrastão Contra o Aedes aegypti” será das 7h30 às 13h. Caso o munícipe não esteja em sua residência no horário da ação, ele poderá deixar os materiais a serem descartados em sua calçada e/ou lixeira, até as 7h do sábado. “Fazemos um pedido especial à população, para que não perca a oportunidade de descartar corretamente todo tipo de material inservível que tiver em sua residência. Nossa cidade está em estado de alerta para a dengue, só que agora, há um segundo agravante, que é o Zika Vírus, que pode estar relacionado ao grande nascimento de bebês com microcefalia em todo o país. Ainda não temos casos de Zika ou de microcefalia registrados em nossa cidade, e estamos trabalhando para continuar mantendo os cidadãos livres dessas duas enfermidades”, reforça a secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro.

A preocupação da Administração Municipal é tamanha, que envolveu várias secretarias para a ampliação do arrastão, que contará com 35 caminhões e mais de 120 colaboradores, entre agentes de Controle de Vetores, funcionários da municipalidade e voluntários.

Vale lembrar que, nos meses de outubro e novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Controle de Vetores, realizou diversos arrastões em bairros com maior incidência de criadouros, e recolheu 144 toneladas de materiais inservíveis.

Dúvidas sobre o “Arrastão Contra o Aedes aegypti” podem ser esclarecidas pelo telefone do Núcleo de Controle de Vetores: 3945-5369. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)