Aposentado que continuou trabalhando
Quando eu conheci o Douglas ainda não tinha sido votada no Supremo Tribunal Federal a desaposentação. A esperança dele, que continuou trabalhando depois da aposentadoria, era utilizar as contribuições que estava fazendo para o INSS para aumentar o valor do benefício que está recebendo desde 2010.
As pessoas que continuam trabalhando ou voltam ao trabalho depois da aposentadoria são obrigadas a contribuir. Elas não têm a opção de contribuir ou não. Trabalhou tem que contribuir.
Depois da decisão do STF, que por sete Votos contra quatro negou o direito à desaposentação, eu liguei para o Douglas e ele, com seu caminhão, estava em Roraima, perto da Capital Boa Vista, descansando em um posto de combustível da cidade de Pedra Pintada.
Como economizar dinheiro?
Estava inconformado e pensando em encontrar uma forma de parar de pagar o INSS. Orientei que poderia utilizar outras formas de contribuir, mas não parar de pagar já que exerce atividade remunerada.
Por ocasião da nossa conversa antes do julgamento do STF havíamos cogitado a possibilidade de pedir a devolução das contribuições caso a desaposentação não passasse, mas os Votos dos Ministros jogaram por terra até mesmo esta hipótese.