Aposentadoria: veja qual é a sua situação
Com toda esta bagunça da reforma da previdência, que sai ou não sai, identifiquei três tipos de trabalhadores: aqueles que já podem se aposentar e têm a pontuação necessária para pegar o benefício sem o fator previdenciário (85 pontos para a mulher e 95 pontos para o homem); aquele que tem o tempo, mas ainda não atingiu a pontuação; e aquele que ainda não tem o tempo de contribuição mínimo para se aposentar.
Trabalhador que já atingiu a pontuação
A mulher com 30 anos de contribuição e 55 anos de idade, e o homem que tem 35 anos de contribuição e 60 de idade, já podem se aposentar sem o fator previdenciário (85/95 pontos, resultante da somatória da idade e tempo de contribuição).
Quem não atingiu a pontuação
O trabalhador que possui o tempo de contribuição, mas não atingiu os 85/95 pontos, também pode se aposentar, mas neste caso terá a redução do fator previdenciário (expectativa de vida) tem que fazer cálculos por que em alguns casos esperar a reforma da previdência pode gerar um benefício maior.
Próxima semana
Na próxima semana vou mostrar uma tabela e ensinar como calcular o valor do benefício com base nas novas regras da proposta da reforma e escrever sobre as pessoas que ainda não têm o tempo mínimo para se aposentar.