Atividade física e dietas
Entrevista com o professor Douglas Daher, educador físico
O que é realmente considerado exercício fisíco?
Podemos considerar exercício físico toda atividade que envolva movimento, seja feita com prazer e traga benefícios à saúde. Como exemplo, podemos salientar aumento da força muscular, modulação dos níveis sanguíneos de gorduras, açúcares e hormônios, redução do peso corporal gordo e bem-estar mental.
Quanto tempo devemos praticar por semana para ter benefícios?
Não existem números precisos, apesar de se verificar uma grande recomendação nas literaturas especificas. Na prática, recomendo que sejam realizadas mais sessões na semana do que ficar dias sem exercício. Exemplo: a semana tem 7 dias. Então, pelo menos faríamos 4 dias de atividade física. Em relação a tempo, sessões que têm duração de mais de 30 minutos já começam a mostrar resultados a níveis citados acima.
Podemos aumentar nossa imunidade com os esportes?
Sim. O motivo é que o efeito anabólico e recuperativo estimulado em todas as células do corpo, em razão da adaptação do exercício, estimula nossas funções tanto de defesa quanto de hormônios que regulam os mecanismos que podemos chamar de “bom estresse”. Claro que estamos falando de desportistas e não de atletas que visam performance.
Como escolher um esporte ideal para cada pessoa?
De várias maneiras. Isso é muito individual. Se opta pela necessidade, pela condição da localidade em que o indivíduo se encontra (cidade, campo, beira-mar, etc) e, mais importante, pela preferência pessoal, sempre buscando satisfação pessoal com momentos agradáveis para cuidar de si.
Como fazer para ter ânimo de começar um esporte?
Começando com um profissional sensato e que saiba modular a atividade física de acordo com sua necessidade e condições atuais.
Como emagrecer só com os treinos?
Essa é uma pergunta muito corriqueira, porém sabemos que precisamos da união de tudo: uma reordenação dos hábitos alimentares, do estilo de vida (como sono de qualidade, prestar atenção ao consumo de bebidas alcoólicas, fumo, etc), e a junção de todas essas variáveis com o treinamento produzirá bons resultados.
Sessões aeróbicas sempre queimam gordura e as de força, massa magra?
Um outro mito muito comum. Apesar de estas sessões de treino possuírem suas características próprias em relação ao que chamamos de recrutamento de fontes de energia, temos sempre que ter em mente que todo o movimento é produzido pela musculatura – sempre será. Agora, a forma como essa musculatura busca energia em suas próprias reservas, ou mesmo no sangue, segue um padrão bastante complexo na relação tempo de esforço-demanda energética e grau de condicionamento em que o indivíduo se encontra. Então, não podemos generalizar.
Dá para ganhar músculos com os treinos mesmo se a genética não coloborar?
Sim. Como citamos anteriormente, sempre esbarramos em vários fatores, como idade, grau de condicionamento prévio, experiência do indivíduo, etc, mas, independente da quantidade, a tendência natural dos treinos que estimulam diretamente para um aumento de performance é que sejam sempre acompanhados de mais essa adaptação biológica de defesa que se chama ganho de massa muscular.
Quanto tempo demora para aparecerem os resultados?
Os resultados são constantes. Podem ser sutis no início, depois se intensificarem, ou o inverso também pode acontecer. Mas o importante é não desanimar e traçar metas de acordo com seu biótipo e grau de condicionamento.