BENEFÍCIO - Aposentadoria Especial para GCM é aprovada por unanimidade
Lena Aguilar
Na última segunda-feira, 11, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Sertãozinho, foi colocado um fim à incansável luta pela Aposentadoria Especial da Guarda Civil Municipal, que diz respeito ao Projeto de Lei Complementar Nº 04/2016, que dispõe sobre a Concessão de Aposentadoria Especial, de que trata o §4º do artigo 40 da Constituição Federal, no âmbito do Regime Próprio de Previdência Social do município de Sertãozinho, para as categorias que especifica e dá outras providências.
O Poder lLgislativo acredita que os guardas merecem o benefício por também lidar diretamente com a segurança das pessoas e aprovou o Projeto por unanimidade.
De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública, João Batista de Camargo Junior, a aprovação do Projeto de Lei Complementar é muito importante, pois é uma luta antiga. “Fiquei muito contente com a aprovação do projeto por dois aspectos: primeiro, a GCM terá mérito, isto é, condições de se aposentar com 30 anos de serviços; e o segundo aspecto é que parte do efetivo da guarda terá uma renovação.
Para o Comandante da Guarda Municipal, Tiago Aparecido Soares Cezar, este foi mais um trabalho de compromisso do Prefeito Municipal, José Alberto Gimenez.
“É um desejo antigo de todos que atuam na GCM, e que agora finalmente foi aprovado. Agora, o último passo é ser publicada no Diário Oficial”, agradece o Comandante da GCM, Cezar.
Para que o GCM Masculino seja beneficiado com a aposentadoria especial é preciso que ele tenha trabalhado 20 anos na ativa e 10 em outras funções; e para o GCM Feminina é necessário 15 anos na ativa e 10 em outros serviços prestados para a comunidade.
A GCM Marines Batista Queiroz, 52 anos, possui 21 anos trabalhados na GCM e 8 anos prestando serviços na área da educação.
“Foi excelente esta aprovação, querendo ou não é um serviço especial que a Guarda presta para a sociedade civil. Serei beneficiada, pois estou prestes a aposentar”, comenta a GCMF.
O GCM Marcio Garcia, que já possui 26 anos trabalhando na Guarda e tem 4 anos trabalhados fora, comenta sobre a incessante luta pela tão merecida conquista da Aposentadoria Especial.
“Aos nossos (as) valorosos homens e mulheres da Guarda Civil Municipal de Sertãozinho e do Distrito de Cruz das Posses que possuem a cada dia novas funções na luta diária em proteger os cidadãos e no dia a dia em que os guardas acabam contribuindo com o policiamento, seja ostensivo, preventivo, no trabalho de orientação ou fiscalização e atuam uniformizados e armados, a Guarda Civil Municipal tem uma grande importância para a sociedade e devemos sempre valorizar os profissionais que atuam na área da segurança. Em relação a minha aposentadoria, completei 31 anos trabalhados, foi ótima esta aprovação. Agora só resta eu aguardar os trâmites legais e depois entrar com a aposentadoria especial”, finaliza o CGM Garcia.