Benefícios da Coenzima Q10
Melhora a disposição
A Coenzima Q10 é fundamental para a produção de energia nas células, sendo essencial para melhorar a disposição durante os exercícios físicos. Além disso, essa enzima reduz o estresse oxidativo, promovendo a recuperação muscular, reduzindo a fadiga e melhorando, assim, a performance nos treinos.
Prevenir doenças cardíacas
A coenzima Q10 é um potente antioxidante que melhora a função das artérias e previne a formação de placas de gordura, ajudando a evitar o surgimento de doenças cardiovasculares, como pressão alta, aterosclerose e infarto. Algumas pessoas com colesterol alto e que usam o remédio estatina podem ter a produção natural de Coenzima Q10 reduzida. Nestes casos, suplementar a Coenzima Q10 pode diminuir os efeitos colaterais das estatinas, como dor muscular e cãibras.
Tratar a insuficiência cardíaca
Alguns estudos evidenciam que a suplementação com coenzima Q10 melhora as funções das artérias, evitando as complicações da insuficiência cardíaca, como insuficiência renal, danos no fígado, infarto e até mesmo morte.
Melhora a saúde cerebral
A Coenzima Q10 é fundamental para a produção de energia e para o fluxo sanguíneo no cérebro, ajudando a melhorar a disposição mental, memória e a concentração. Além de termos diversos estudos sobre a Q10 no tratamento de depressão e na prevenção de doenças como demência, Parkinson e Alzheimer.
Previne o envelhecimento precoce
Devido às suas propriedades antioxidantes, a Coenzima Q10 ajuda a proteger a pele contra os radicais livres e os raios ultravioletas do sol. Por isso, quando usada de forma de suplementos ou cremes, a Coenzima Q10 pode evitar a formação de rugas na pele, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.
Alivia a fibromialgia
Como a Coenzima Q10 possui ação antioxidante, a suplementação com esta enzima tem sido usada para aliviar sintomas de fibromialgia, como dor, fadiga, cansaço matinal e depressão.
Prevenir o câncer
Devido às duas propriedades antioxidantes, a Coenzima Q10 fortalece o sistema imunológico e protege as células contra os danos causados pelas radicais livres, podendo ajudar na prevenção do surgimento do câncer. Apesar desses possíveis benefícios, mais estudos são necessários para confirmar se o uso da Coenzima Q10 na prevenção do câncer.
Melhorar a fertilidade
Com o avançar da idade, os níveis naturais de Coenzima Q10 no organismo vão diminuindo, deixando os óvulos e os espermatozoides mais suscetíveis aos danos causados pelos radicais livres. Assim, a suplementação com coenzima Q10 pode melhorar a fertilidade, melhorando a quantidade e a qualidade do esperma no homem e dos óvulos na mulher.