Bicicleta de plástico reciclado é composta por mais de 50% de plástico descartado nos oceanos

09/12/2024

A campanha "igus:bike Around the World" percorrerá 6.000 km em 16 países ao longo de um ano

 

Em um mundo que está constantemente buscando soluções mais sustentáveis, optar por se locomover de bicicleta é uma forma saudável e ecológica de promover a sustentabilidade. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), uma pessoa que pedala 10 quilômetros para ir e voltar do trabalho todos os dias pode evitar a emissão de aproximadamente 1,3 toneladas de CO₂ anualmente. Com isso em mente, a igus®, líder global em soluções de movimento, tem se concentrado na fabricação de bicicletas e componentes feitos de plásticos oceânicos reciclados desde 2022.

De acordo com um estudo produzido em 2023 pelo 5 Gyres Institute, uma organização sem fins lucrativos que investiga as principais questões globais relacionadas à produção de plástico, estima-se que os resíduos plásticos nos oceanos totalizem mais de 170 trilhões de partículas, o que significa uma massa total de 2,3 milhões de toneladas. A produção de uma igus:bike é composta por mais de 50% de plástico reciclado de resíduos oceânicos. Além disso, metade do material das rodas e do quadro é feito de redes de pesca reutilizadas.

A empresa alemã atua em duas frentes nesse mercado: a bicicleta completa, feita inteiramente de plástico reciclado, e as peças da bicicleta separadas para os fabricantes desse produto.

 

Bicicleta de plástico reciclado

As bicicletas igus® são pioneiras globais em serem feitas de plástico. Só neste ano, a empresa produziu o primeiro lote de 100 igus:bikes.

Para sua produção, a igus® usa máquinas especialmente projetadas com componentes duráveis e livres de lubrificação. O plástico é moldado no processo de moldagem rotacional de baixa pressão e alta temperatura ou fundição rotativa, que combina calor e rotação biaxial. A bicicleta é feita de plásticos macios, como polietileno (PE). O quadro também pode ser feito em grande parte de resíduos plásticos reciclados, como redes de pesca descartadas. "É assim que a mobilidade de amanhã será criada a partir do plástico marinho de ontem", diz Marcelo Pimenta da igus®.

As bicicletas da empresa garantem baixos custos de ferramentas e manutenção; amortecimento de vibração; resistência à corrosão e diversidade de design. Além disso, o produto pode ser reciclado novamente e requer menos gasto de energia no processo de fabricação, em comparação às bicicletas tradicionais.

 

Componentes plásticos para bicicletas

Por mais de 30 anos, a igus® tem servido a indústria de bicicletas, fornecendo produtos como mancais de deslizamento, terminais de rótula, engrenagens e trilhos lineares. O foco na produção de todas as peças para este produto é o resultado de décadas de experiência no processamento de plásticos.

Portanto, os componentes de bicicletas são feitos de plástico de alto desempenho, seja por moldagem, injeção ou moldagem rotacional. As peças podem ser produzidas em volumes altos ou baixos, sem impactar a economia de energia – resultando em menores emissões de carbono.

Atualmente, a empresa oferece aos fabricantes de bicicletas as seguintes peças: guidões, rodas, pedivelas, pedais, entre outros componentes.

“A igus® está comprometida com a sustentabilidade. Nosso projeto igus:bike demonstra esse comprometimento, pois os componentes de bicicleta feitos de plástico exigem menos energia para serem usados durante a produção do produto, em comparação com alumínio ou carbono. Esperamos que nossos produtos sejam ótimas soluções para um futuro mais limpo”, enfatiza o executivo.

6 mil km de bicicleta ao redor do mundo

Este ano, a igus® completou 60 anos e, para celebrar este marco significativo, lançou a campanha “igus:bike Around the World” . A mesma bicicleta será enviada para 16 países com o objetivo de percorrer 6.000 quilômetros em paisagens mundialmente famosas ao longo de um ano, e passará o ano de 2025 viajando entre as nações escolhidas. Para acompanhar a jornada em tempo real, basta visitar o blog: https://blog.igus.eu/ .

A campanha tem como objetivo contar histórias de cada passeio, destacando os benefícios das bicicletas de plástico da igus®. O Brasil também receberá a igus:bike, que viajará para pontos turísticos famosos, como a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

 

Informações para a imprensa: Comunicação Racial