Cadastro Ambiental Rural: prazo se encerra no dia 05 de maio

Proprietários de imóveis rurais devem realizar o Cadastro Ambiental até o dia 05 de maio
02/05/2016

Os proprietários de imóveis rurais de Sertãozinho e Cruz das Posses devem ficar atentos, pois termina no próximo dia 05 de maio, o prazo para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) - um registro eletrônico, gratuito e obrigatório para todos as propriedades rurais.

O CAR constitui uma base de dados importante para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento da vegetação nativa do Brasil. Além disso, ele auxilia no planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. A inscrição, acompanhada de compromisso de regularização ambiental, quando for o caso, permite uma série de vantagens e benefícios, como obtenção de crédito agrícola com taxas de juros e prazos diferenciados e isenção de impostos para determinados insumos e equipamentos.

Além do mais, a inscrição no CAR também é exigida como condição pelos bancos, para concessão de crédito agrícola; pelos cartórios, para transações imobiliárias; e pelos órgãos ambientais, para fins de licenciamento.

 

Como realizar o Cadastro

 

O procedimento pode ser feito eletronicamente, acessando o site oficial do Cadastro Ambiental Rural (http://www.ambiente.sp.gov.br/sicar/), que é autoexplicativo.

Outra opção é o produtor rural procurar a Casa da Agricultura, para realizar a inscrição, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, munido da matrícula da propriedade, Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), Imposto Sobre Propriedade Territorial Rural (ITR), documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço.

A Casa da Agricultura de Sertãozinho está localizada à rua Geremias Lunardelli, 1.200 – Centro. Outras informações podem ser obtidas junto à Casa da Agricultura (3942-1123); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (3946-7800) ou pelo Disque Ambiente do Governo do Estado (0800 113 560).  (Assessoria de Comunicação PMS)