CAGED 2019: Sertãozinho tem o melhor resultado dos últimos 6 anos na geração de empregos formais

04/02/2020

O resultado da geração de empregos no Brasil em 2019 foi notícia nos principais meios de comunicação, recentemente. No ano passado, foram criados em todo o país 644 mil novos empregos com carteira assinada - o melhor resultado nacional em 6 anos.

            Os números foram divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que compila dados coletados mensalmente em todo o país e registra a movimentação existente entre admissões e demissões no período, sempre levando em consideração apenas trabalhadores com vínculo formal de emprego, ou seja, com carteira assinada.

            E a cidade de Sertãozinho contribuiu muito para esse número e também registrou seu melhor desempenho nos últimos 6 anos: em 2019, o saldo final do CAGED apontou a criação de 1.135 novos postos formais de trabalho, mais que o dobro do ano anterior, que chegou apenas a 567 vagas geradas. Só no mês de dezembro do ano passado, foram 812 novos empregos com carteira assinada – nesse caso, o melhor resultado para o mês, nos últimos 8 anos.

            Os números são comemorados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Gallo, porque os dados reforçam a melhora na tendência de geração de empregos na cidade a partir de 2018. “Importante salientar que houve também um aumento considerável na geração de empregos para pessoas que chegaram pela primeira vez ao mercado de trabalho, o que demonstra claramente os bons resultados de campanhas de conscientização realizadas pela Administração Municipal junto ao empresariado, visando aumentar as oportunidades para os jovens terem acesso ao mercado de trabalho, mesmo sem experiência, o que é um grande ponto positivo”, declarou.

            De acordo com os números levantados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, das mais de 20 mil contratações acumuladas durante o ano em Sertãozinho, 1.162 pessoas chegaram em 2019, pela primeira vez, ao mercado de trabalho formal, através do Programa “Jovem Cidadão - Meu 1º Emprego”, o que colaborou para o saldo positivo divulgado pelo CAGED, após o comparativo entre admissões e demissões no final do ano.

            São vários os fatores que contribuíram para o aumento da empregabilidade no município, mas dois são considerados importantes pelo secretário da pasta: “a ampla gama que o município oferece, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para a qualificação dos jovens, por meio de cursos regulares em nossas escolas técnicas ou por treinamentos promovidos ao longo do ano, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Educacional e Cultural da Alta Mogiana (FUNDAM); e o excelente desempenho do nosso Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)”.

            E por falar em PAT, uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado e empresas do município cadastradas, é importante destacar que o órgão já encaminhou, neste mês de janeiro de 2020, mais de 200 pessoas para diversas empresas da cidade, as quais estão empregadas. “Há uma expectativa crescente de novas contratações para os próximos meses. Evidentemente, toda cautela é necessária, mas, certamente, começamos 2020 em melhor forma do que nos últimos 8 anos”, conclui o secretário. (Departamento de Comunicação PMS)

 

Legenda: Jovens buscam vagas disponíveis por meio do Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Emprego