“Caminhada Azul” encerra as atividades da Semana de Conscientização do TEA, em Sertãozinho
Terminou no último sábado, dia 29 de abril, a Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) de Sertãozinho, com a realização da “Caminhada Azul”, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com os pais de autistas do município.
A caminhada contou com a participação de dezenas de pessoas, entre autoridades municipais, como a secretária adjunta de Assistência Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara, a secretária municipal de Educação, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, e o vereador Paulo Kroll; além de Ana Lúcia Félix, que é presidente da Associação “Acolhe Autismo” de Santos/SP, e de pais e mães de autistas.
O ato, que percorreu o entorno do Praça 21 de Abril, teve por objetivo dar visibilidade ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), promovendo a inclusão e o respeito à população que sofre com essa condição neurológica. “O município de Sertãozinho está de parabéns com essa mobilização, que é um grande passo para eliminação do preconceito e o fortalecimento da inclusão. Estou admirada com a cidade de um modo geral, em especial, com a atenção e o respaldo que a Prefeitura daqui oferece à causa do Autismo. Ainda temos muito a conquistar, mas a união entre o Poder Público e a sociedade civil organizada, sem dúvida, é um dos requisitos mais importantes”, destacou Ana Lúcia Félix, que também participou da roda de conversa sobre TEA, no dia anterior, no Teatro Municipal.
Pedagoga e professora aposentada, Ana Lúcia é mãe de um jovem autista de 19 anos, e está à frente do projeto Clínica Escola Autismo de Santos.
Após a caminhada, a ação na Praça 21 de Abril ficou a cargo do Projeto “A Magia do Circo”, que realizou uma aula aberta com seus alunos, encantando quem passou pelo local. Vale lembrar que, o Projeto realiza ações de inclusão de crianças e adolescentes, por meio de atividades circenses e de promoção da cidadania.
Recapitulando
Este é o 4º ano que a Prefeitura de Sertãozinho, por meio do Fundo Social de Solidariedade, promove ações de conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo.
Neste ano, as ações aconteceram de 24 a 29 de abril, com a iluminação em azul do monumento do Cristo Salvador; capacitações de profissionais que atuam no atendimento a pessoas com Autismo, em diferentes segmentos, realizadas nas escolas municipais; uma roda de conversa que lotou o Teatro Municipal, inclusive com a participação de visitantes da região; e a “Caminhada Azul”.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado no último dia 02 de abril e, em vários locais do mundo, durante este mês, são realizadas ações que têm por objetivo promover o respeito e a inclusão social das pessoas com essa condição. (Assessoria de Comunicação PMS)