Campanha “Novembro Azul” segue com atividades de conscientização em Sertãozinho
Se você é homem e tem mais de 50 anos, fique atento a este recado: chegou o momento de colocar a sua saúde em dia, através do exame preventivo do câncer de próstata. E é para incentivá-lo ainda mais, que está em andamento a Campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar o público masculino, também, a respeito de outras doenças recorrentes entre os homens, como hipertensão e diabetes.
Se neste ano você já realizou seus exames, pode ficar tranquilo; mas para quem ainda não visitou seu urologista de confiança e quer ter mais informações sobre o câncer de próstata, a dica é acompanhar uma das várias atividades gratuitas que a Secretaria Municipal de Saúde promoverá no município de Sertãozinho, até o final do mês. As ações previstas para a próxima semana são:
- 17/11, quinta-feira, às 13h30, no CAPS-AD (Centro) – Roda de conversa sobre Saúde do Homem;
- 18/11, sexta-feira, às 9h, na UBS “José Pereira de Carvalho” (Cohab 3) – Palestra sobre Câncer de Próstata, com os alunos de Enfermagem da Faculdade São Luís;
- 22/11, terça-feira, às 10h, na UBS “Olívia Mendes Mossin” (Jardim Jamaica) - Palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata, com o médico Dr. Camil Curi Neto.
A programação completa pode ser acessada em: www.sertaozinho.sp.gov.br.
Previna-se do câncer de próstata!
O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio do toque retal e da dosagem do hormônio PSA no sangue. Dependendo das alterações encontradas, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença do câncer que, se identificado precocemente, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados.
A orientação é que todos os homens com mais de 50 anos procurem seu urologista de confiança, para realizar o exame uma vez ao ano.
Vale lembrar que, em Sertãozinho, o exame de toque retal pode ser facilmente agendado na rede básica de saúde, que conta com quatro especialistas em urologia. Para informações detalhadas, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Vale reforçar
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Alguns dos tumores da próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
Um estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, até o final deste ano, o Brasil deve registrar um total de 61.200 novos casos de câncer de próstata. No ano de 2013, a doença foi responsável por 13.772 mortes no país. (Assessoria de Comunicação PMS, com informações do INCA)