CAPACITAÇÃO - Profissionais de saúde participam de workshop sobre sífilis
A Secretaria de Saúde de Sertãozinho, por meio dos Programas DST/AIDS e Hepatites Virais do município e da cidade de Jardinópolis, realizou, na última terça-feira, dia 31, um workshop sobre sífilis, para 140 profissionais das redes pública e privada de saúde.
A capacitação foi realizada no auditório da Santa Casa de Sertãozinho, pelo médico Valdir Monteiro Pinto, que é doutor em Doenças Infecciosas e Coordenador de DSTs do Serviço de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS do Estado de São Paulo.
“O objetivo da ação era a abordagem do tema de forma ampla, para discussão de casos que os profissionais acompanham no seu cotidiano, relevando a importância do agravo da sífilis em saúde pública, principalmente a sífilis congênita, que tem sido prioridade no Estado e no País, sendo implementadas várias estratégias para ‘eliminação da doença’ - meta da Organização Mundial de Saúde até 2020”, esclareceu Drª Renata Abduch, médica coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais de Sertãozinho, e uma das organizadoras do workshop, que completou: “foi excepcional a participação dos 140 profissionais dos municípios de Sertãozinho e Jardinópolis; trata-se de um grande incentivo para realizarmos novos eventos em parceria com os municípios vizinhos, visando à capacitação dos profissionais da área da saúde”.
Saiba mais sobre a sífilis
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que afeta homens e mulheres, causando graves consequências à saúde, quando não tratada corretamente. Cegueira, doenças neurológicas, paralisias e problemas no coração, são algumas dessas consequências.
Sintomas, como manchas em várias partes do corpo como, por exemplo, na palma das mãos, além de uma pequena ferida nos órgãos genitais, podem aparecer, quando a pessoa desenvolve a doença.
Vale lembrar que, a sífilis tem cura e o tratamento é gratuito em todas as unidades públicas de saúde. Em Sertãozinho, a orientação e o atendimento especializados são feitos pelo Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, que atende no prédio do Centro de Saúde 2 (rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio). Mais informações: 3947-1302. (Assessoria de Comunicação PMS)