Carreta da Mamografia atenderá 400 mulheres de Sertãozinho e Cruz das Posses, até o dia 14
Sertãozinho recebe, até o próximo dia 14, a Carreta da Mamografia do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é realizar nesse período cerca de 400 mamografias.
Os atendimentos estão acontecendo na Praça 21 de Abril, em frente ao Clube Literário, para munícipes de Sertãozinho, até o dia 13. O dia 14 será destinado exclusivamente às moradoras do Distrito de Cruz das Posses, que terão transporte custeado pelo Município até o local.
O atendimento é organizado por meio de distribuição de 50 senhas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, para atendimento no mesmo dia; e no sábado, 09, serão distribuídas 25 senhas, das 9h às 13h.
O público-alvo principal é formado por mulheres de 50 a 69 anos, que deverão levar apenas RG e Cartão SUS. Mulheres mais jovens, de 35 a 49 anos, também poderão ser atendidas. Elas devem, porém, estar munidas, além do RG e do Cartão SUS, do pedido expedido por médico ou enfermeiro da UBS onde é atendida.
Os exames são enviados para a Secretaria Municipal de Saúde e o laudo leva em torno de duas semanas para ficar pronto. A paciente deverá retirar o exame no horário e local indicado no protocolo entregue após a realização do exame. Caso haja alguma alteração, já será marcada consulta com mastologista da rede municipal de saúde.
De acordo com a secretária da pasta, Angélica Lazarini, este é um importante complemento às ações já realizadas pela pasta. “O fato de Sertãozinho receber a Carreta do Programa Mulheres de Peito é resultado de um requerimento do vereador Dino Aleixo Merlin Filho, o que foi muito importante para ampliarmos a conscientização e o acesso à realização dos exames. Felizmente, o Município está com a execução de mamografias em dia. A presença da Carreta, porém, é um reforço e um incentivo para as mulheres realizarem o exame pelo SUS; o que é extremamente sério, pois o câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil”, declara a secretária.
Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde autorizou a realização de 4.626 mamografias para as mulheres atendidas pelo SUS, as quais foram realizadas em clínicas particulares conveniadas ao Município - uma média de 578 exames realizados por mês. (Departamento de Comunicação PMS)