Casa da Juventude de Sertãozinho firma parceria com grêmios estudantis das escolas estaduais

30/06/2015

A Casa da Juventude de Sertãozinho vem promovendo diversas atividades com os jovens do município, levantando questões como a criação de espaços de reflexão, discussão e de desenvolvimento de atividades em grupo.

            Com esse objetivo, recentemente, a coordenadora do equipamento social, Daniela Damas, realizou visitas às escolas estaduais do município, para conhecer os trabalhos desenvolvidos por seus grêmios estudantis. A partir desse primeiro contato, identificou-se a necessidade de uma articulação em rede, abrangendo as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação e Cultura, Esportes e Lazer e Meio Ambiente.

            Desde então, a Casa da Juventude vem trabalhando junto às escolas estaduais “Dr. Antônio Furlan Júnior”, “Anna Passamonti Balardin”, “Prof. Bruno Pieroni”, “Prof.ª Maria Conceição Rodrigues Silva Magon”, “Winston Churchill”, “Ferrucio Chiaratti”, “Prof.ª Edith Silveira Dalmaso”, “Prof.ª Nícia Fabíola Zanuto Giraldi” e “Dr. Isaías José Ferreira” (Cruz das Posses), oferecendo apoio e incentivo aos estudantes, no desenvolvimento de projetos de cidadania, meio ambiente, cultura e ações voltadas para a comunidade.

            Segundo Daniela Damas, a articulação ampliou o diálogo com os grêmios estudantis, que vêm realizando várias atividades nos espaços escolares. “O primeiro projeto colocado em prática foi na escola ‘Edith Silveira Dalmaso’ - uma roda de conversa entre os professores, que abordou os temas gravidez na adolescência e drogadição, ministrada pela equipe do Programa DST/AIDS e Redução de Danos. Logo após, na escola ‘Ferrucio Chiaratti’, aconteceu um diálogo com os alunos sobre dependência química, que foi promovido pela entidade ‘Amor Exigente’”, elencou.

            Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara, as ações levam à construção de um pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, assim como dos professores mediadores e da diretoria das escolas. “A parceria entre a Casa da Juventude e os grêmios vem criando espaços de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. Assim, o papel da equipe da Casa da Juventude vem se firmando como fator motivador para a implantação de novos projetos, junto com esses estudantes”, afirmou a secretária, que completou: “percebemos que a parceria tem sido benéfica e reconhecida pelas escolas estaduais, tanto é que, no mês de maio, a Casa da Juventude, a convite do Núcleo Pedagógico, participou do Encontro Regional com Grêmios, que teve como tema o fortalecimento das agremiações estudantis”.

            Na escola “Ferrucio Chiaratti, a Casa da Juventude também tem apoiado o Campeonato Interclasses, para o qual conseguiu viabilizar um recurso estadual do programa “Proteção Social Especial” (PSE), que permitiu a aquisição de artigos esportivos para a competição, como bola, rede, troféus e medalhas. “Conseguimos viabilizar esse recurso por meio do PSE, pois a unidade de ensino está localizada em um bairro de vulnerabilidade social, atendendo a um dos requisitos do programa”, pontuou Daniela.

 

Você sabe o que é um grêmio estudantil?

 

            O grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos, que representa os interesses dos estudantes, com natureza cívica, cultural, educacional, desportiva e social. Como órgão máximo de representação dos alunos na escola, o grêmio permite que eles defendam os seus direitos e interesses, além de aprenderem mais sobre ética e cidadania, através de atividades práticas.

            O principal objetivo do grêmio é contribuir no aumento da participação dos alunos nas atividades de sua instituição de ensino, organizando campeonatos, palestras, projetos e debates, de forma que tenham voz ativa e participem, com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores, da programação e da construção de regras e normas, dentro da unidade de ensino. (Assessoria de Comunicação PMS)