Casa da Juventude realiza projeto inovador de prevenção ao uso de drogas, na Escola “Profª Edith Silveira Dalmaso”
A Casa da Juventude de Sertãozinho, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, deu início, neste mês de março, a um projeto inovador de prevenção ao uso de drogas, na Escola Estadual “Profª Edith Silveira Dalmaso”, que fica no Jardim Jamaica.
A novidade é que, a partir de um trabalho junto ao grêmio estudantil, 20 alunos do Ensino Fundamental (ciclo 2) estão tendo a oportunidade de passar por uma espécie de capacitação realizada pelo grupo teatral “Protegendo a Infância”, para serem multiplicadores das orientações recebidas entre os seus colegas. “O objetivo principal é promover reflexões e conscientizar os jovens sobre os perigos do uso de drogas. O tema do projeto é ‘Drogas: usar por quê?’, e as atividades terão duração de quatro meses. Elas se baseiam em oficinas de teatro, como instrumentos para a conscientização, sensibilização, discussão, reflexão e aprendizagem”, explica a coordenadora da Casa da Juventude, Daniela Damas.
Ao término da capacitação, esses 20 jovens estarão aptos a promover ações e ampliar a discussão do assunto com outros estudantes, dentro do universo escolar. “Trata-se de um trabalho interdisciplinar, com profissionais de diferentes áreas de formação, como Artes Cênicas, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social. Esses jovens estão tendo a oportunidade de vivenciar o teatro como manifestação artística, que possibilita a criação de espaços de reflexão sobre o tema abordado, ampliando o posicionamento crítico e impulsionando transformações sociais. É um modelo inovador de atuação no âmbito de prevenção às drogas, que gera uma proximidade maior entre quem precisa receber informação, e quem vai transmiti-la”, complementa a psicóloga da Casa da Juventude, Ana Flávia de Oliveira Santos.
A intenção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania é de expandir a atividade socioeducativa para outras escolas estaduais. “A prevenção primária ao uso de drogas é imprescindível na sociedade atual. Temos que nos empenhar em apresentar bons exemplos à juventude, evitando, inclusive, a experimentação das drogas. Acreditamos no potencial dessa atividade, que está sendo realizada de forma pioneira na Escola ‘Profª Edith Silveira Dalmaso’, porque ela permite aos jovens experimentar significativas mudanças em seu desenvolvimento. Eles têm a oportunidade de vivenciar situações que possibilitam maior percepção de si e do mundo ao seu redor, contribuindo para a construção da sua identidade e o protagonismo juvenil, favorecendo o seu potencial criativo e o fortalecimento das relações interpessoais. Nossa intenção é expandir esse tipo de atividade para outras escolas estaduais, beneficiando mais jovens”, conclui a secretária da pasta, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara. (Assessoria de Comunicação PMS)